Domo geodésico: cúpula é hospedagem que valoriza contato com a natureza no interior de São Paulo. Veja fotos!

A fabricante de móveis Veromobili foi a empresa responsável por mobiliar o primeiro domo geodésico da Eco Glamping Brasil, espaço de hospedagem que valoriza o contato com a natureza, localizado no município de Santa Branca, em São Paulo, a 97 km da capital.

O isolamento social provocado pela pandemia despertou a vontade de muitas pessoas de estarem mais próximas da natureza, seja dentro ou fora dos centros urbanos. Nesse sentido, os glampings – junção de glamour e camping, ou seja, acampamentos de luxo – são as alternativas perfeitas.

Domo geodésico no interior de São Paulo. Fotos: Reprodução/ Airbnb
Domo geodésico no interior de São Paulo. Fotos: Reprodução/ Airbnb

Desta forma, os glampings são construídos em áreas um pouco mais afastadas das grandes metrópoles, com foco em regiões com muita vegetação natural. Além das acomodações, também oferecem algumas atividades, como meditação, passeios a cavalo, piqueniques, entre outras.

Veja também:

Para oferecer essa experiência ainda relativamente escassa no Brasil, o engenheiro francês Frédéric Pierre André Larre construiu um domo geodésico para receber hóspedes em Santa Branca, cidade que fica na divisa de Guararema e Jacareí, a 25 km de São José dos Campos.

A proposta é oferecer uma hospedagem em um domo geodésico rústico, que permite aos visitantes o contato direito com a natureza, mas sem abrir mão do conforto e estrutura de um hotel.

A hospedagem está disponível com diárias a partir de R$ 678 no Airbnb.

Domo geodésico

Também chamado de cúpula geodésica, o domo geodésico é uma estrutura arquitetônica formada por uma rede de polígonos, geralmente triângulos, que formam uma esfera – parcial ou completa.

Embora essa técnica esteja presente na sociedade há vários séculos, foi disseminada pelo arquiteto norte-americano Richard Buckminster “Bucky” Fuller (1895-1983), considerado o pai do domo geodésico.

Exemplos famosos pelo mundo são encontrados na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na Basílica Nacional de Aparecida, em São Paulo, e no prédio do Capitólio e Epcot Center, ambos nos Estados Unidos.

Veja também:

Os domos podem ser feitos com diversos materiais diferentes, como madeira, bambu e fibra de carbono. Sua disposição formada por triângulos em formato de arco ostenta leveza e resistência, já que todo o peso da construção é distribuído até a base.

Com o passar do tempo, novas técnicas de arquitetura e engenharia foram criadas. Por isso, o domo geodésico pode ser utilizado para diversas finalidades, como pequenas aplicações – criação de estufas, por exemplo – ou obras mais ambiciosas – como locais para shows e espetáculos artísticos.

Os domos se destacam entre os profissionais de arquitetura por causa de algumas características bastante vantajosas:

  • Sustentabilidade
  • Leveza
  • Durabilidade
  • Rápida construção
  • Resistência

Nos últimos anos, a estrutura passou a chamar ainda mais atenção. Atualmente, é usada para a construção de moradias, mas também foi adotada pelo setor de hospedagem e turismo para a elaboração de acampamentos de luxo, os glampings.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

DecorStyle.com.br
Back to top