Diga adeus à essas 6 tendências de decoração que devem ir embora junto com 2020

Acompanhar as últimas tendências de design não era necessariamente a prerrogativa principal de ninguém em 2020. Embora muitos de nós passamos a maior parte do ano dentro de casa, muitos de nossos esforços se concentravam em desinfetar pertences e converter cantos livres em espaços de trabalho improvisados.

Como muitos continuam a priorizar casas que são seguras, confortáveis ​​e funcionais, algumas das tendências de decoração que os designers pensaram que seria um grande sucesso em 2020 continuarão em segundo plano no futuro.

Veja também:

Quais tendências vieram para ficar e quais se tornarão oficialmente coisas do passado? Claro, o que está “na moda” em sua casa depende de você e somente você. Mas alguns designers falaram de algumas ideias de decoração que eles estão prontos para se despedir, além de algumas alternativas bem-vindas que podem tomar seus lugares.

Layouts de conceito aberto

Quem não ama a leveza de uma planta baixa aberta? Bem, a vida cotidiana em 2021, para começar. Embora este layout espaçoso já tenha estado na moda, você pode esperar ver mais divisão – com e sem paredes – no novo ano.

“No ano de 2020, ficamos confinados em nossas casas para trabalhar, brincar e relaxar, e as pessoas aprenderam que é difícil para uma casa desempenhar tantos papéis diferentes sem divisão física do espaço”, afirma Mary Catherine Murray e Amanda Khouri, coproprietárias da Murray Khouri Interior Design. “Se o seu espaço de trabalho também é o seu espaço de relaxamento e espaço para cozinhar, você pode achar difícil mudar de uma mentalidade para a outra.”

Antes de lamentar a perda de layouts abertos, é importante observar que alguma aparência de divisão é possível com recursos como divisórias, cortinas e até tapetes. Além disso, cômodos individuais com portas, se houver, oferecem oportunidades de design distintos.

“É mais fácil envolver a mente em uma sugestão de colocar um papel de parede divertido em um espaço pequeno como uma sala de estar do que se comprometer com um primeiro andar totalmente aberto”, afirma Murray e Khouri. “Como amantes da arte, cor e papel de parede, não ficaremos tristes de ver a planta aberta ir embora!”

Pare com os espaços padronizados

Desde a facilidade de encomendar móveis rápidos até a onipresença do estilo moderno, o design de interiores se tornou um pouco, digamos, padronizado. Uma vez que muitos de nós passamos uma quantidade de tempo sem precedentes em casa, é hora de adicionar alguns toques pessoais ao seu espaço para que ele realmente incorpore o seu estilo.

“Também acho que as casas começarão a perder um pouco de sua universalidade”, diz o designer Robert McKinley. “A extrema simplicidade de 2020 se prestou a uma espécie de ausência de lugar. Isso é emblemático de uma mudança global maior, mas espero que veremos um design que seja mais regional e local do que nunca – design focado em objetos únicos.”

O resultado aqui: em vez de projetar meticulosamente um espaço que seja intuitivo, concentre-se em criar algo que tenha a ver com você. “Em 2021, a tendência de coordenação excessiva será substituída por uma disposição para misturar e combinar cores e acabamentos”, diz Liana Thomson, desenvolvedora de acessórios na EQ3.

“As pessoas começarão a incorporar novas cores e texturas – como terracota, pedra ou madeira escura – e se divertir com seus espaços. Nunca fomos mais gratos por estar em casa do que agora, e acho que as pessoas vão começar a se libertar dos moldes de design típicos.”

Adeus, móveis espelhados

Em uma época, os espelhos eram um acessório que você pendurava na parede. Agora, essa superfície reflexiva está em toda parte: em mesas de centro, cadeiras, caixas de bugigangas e muito mais. No entanto, a designer Joy Williams pensa além do limite, móveis espelhados em breve serão uma coisa do passado.

“Acho que os clientes querem espaços mais habitáveis, mais confortáveis ​​e duráveis, porque passaram mais tempo em suas casas em 2020”, explica ela. Por mais luz que possam refletir em um espaço, os espelhos tendem a ser frágeis, então Williams vê o ressurgimento do estilo Art Déco em um caminho mais natural. Pense em materiais como rattan e vime – em oposição a vidros reflexivos ou esfumados – para móveis maiores.

Elimine salas formais

Hoje em dia, sua casa é muito mais do que apenas o lugar que você tem uma boa noite de sono. É também uma academia, espaço de trabalho e muito mais. Como as casas continuam a trabalhar horas extras para atender às necessidades crescentes, os quartos que têm apenas um propósito – especialmente as salas de estar e de jantar formais – estão em declínio, pelo menos, de acordo com muitos designers.

“As pessoas precisam ser capazes de usar, sentar e relaxar em todos os cômodos da casa, especialmente no futuro próximo, com viagens e estadias limitadas”, explica a designer Amanda Lantz. “Já se foram os dias dos espaços ou cadeiras em que você não se senta ou só se senta uma vez por ano; precisamos usar cada centímetro de nossas casas!”

Acontece que as salas de estar formais não são as únicas áreas que estão sendo criticadas. “Vejo os proprietários de residências sentindo menos necessidade de uma sala de jantar formal”, acrescenta a designer Liz Caan. “Use sua casa ao máximo, deixe-a refletir a maneira como você realmente vive e concentre-se em torná-la funcional para as necessidades de sua família, especialmente a felicidade.”

Tchau, preto e branco

Ok, isso provavelmente vai ser controverso, porque você nunca erra com uma paleta de cores preto e branco clássico. Apesar de tudo isso, os designers vêem essa dupla dinâmica diminuindo um pouco em popularidade em 2021, pelo menos quando se trata de espaços puramente em preto e branco.

“Muitos designers estavam mudando para paletas mais simples, ancoradas em preto e branco”, diz a designer Isabel Ladd. “Embora ambas as cores tenham um propósito em um design geral, as pessoas que vivem e trabalham em casa estão inconscientemente começando a entender como as cores trazem felicidade, confiança e calma para um espaço. Além disso, quem quer ver outro fundo branco em uma chamada de Zoom?”

Você sabe o que isso significa: vá em frente e experimente o arco-íris em seus cômodos. Adotar algumas tonalidades em seus espaços pode fazer você sorrir um pouco mais a cada dia.

O armazenamento aberto não é mais moda

De monitores de computador sobressalentes a estoques de materiais de limpeza, há uma boa chance de você ter acumulado muito mais coisas em 2020. Estantes abertas podem ter sido o sistema de armazenamento preferido, mas nem sempre é favorável com a desordem aparente.

“Como 2020 fez com que muitos de nós percebêssemos que somos extremamente desorganizados e temos muita bagunça, ficamos com o desejo de espaços simplificados com organização perfeita – e invisível – de alto nível”, diz Karina Lameraner, estilista criativa da Modsy.

“Como resultado, as opções de armazenamento aberto começarão a ser substituídas por opções de móveis que incluem armazenamento fechado dentro deles.”

Veja também:

Foto: Elaine Musiwa

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Back to top