Quando pensamos em relaxar na sala de estar, imediatamente imaginamos sentar em um sofá ou até em um divã, mas será que sabemos de fato a diferença entre esses dois móveis tão icônicos?
Apesar de parecerem semelhantes à primeira vista, sofá e divã tem origens, funções e características distintas.
+ Erros na iluminação de caminhos de jardim e como evitar
+ 10 itens de decoração que atrapalham a praticidade do dia a dia
+ Nunca faça essas 6 coisas quando estiver comprando móveis em brechós
O que é um sofá?
O sofá, como conhecemos hoje, surgiu como um móvel confortável e espaçoso para acomodar várias pessoas. Ele é caracterizado por ter encosto e braços, proporcionando apoio para as costas e braços. Perfeito para reunir a família ou amigos, o sofá se destaca como o centro social da sala, onde conversamos, assistimos televisão ou simplesmente relaxamos.
Além de ser encontrado em diversos tamanhos, como sofás de dois ou três lugares, ou até em formatos modulares, o sofá é um item essencial em quase todos os lares. Sua versatilidade também permite inúmeras opções de revestimentos, desde tecidos como algodão, linho e veludo até couro, atendendo a diferentes estilos de decoração.
E o divã, como é diferente?
Já o divã tem uma proposta diferente. De origem mais aristocrática, o divã é um móvel que remete ao luxo e ao conforto individual. Ao contrário do sofá, ele não possui encosto completo ou braços em ambos os lados. Muitas vezes, um divã é projetado para que uma pessoa possa se deitar ou repousar confortavelmente, com apoio apenas em um dos lados.
É muito associado à psicanálise, devido à sua função em consultórios de terapeutas, onde os pacientes são convidados a se deitar para relaxar e falar livremente. No entanto, o divã também é um móvel decorativo, sendo um símbolo de sofisticação em salas de estar, quartos ou até varandas.
Quando escolher cada um?
Se você está em busca de um móvel para socializar e reunir mais de uma pessoa, o sofá é, sem dúvida, a melhor escolha. Sua estrutura acolhe mais gente e oferece o suporte necessário para conversas e momentos em grupo.
Por outro lado, se o objetivo é criar um canto de relaxamento individual, com uma pegada mais elegante, o divã pode ser a escolha perfeita. Ele adiciona um toque de requinte ao ambiente e convida ao descanso solitário.
Agora que você sabe a diferença, em que você realmente está sentado?
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.