Chega um momento em que não importa quão grande é seu armário ou closet, o espaço não parece ser suficiente para guardar suas roupas, sapatos e acessórios. Mas não se preocupe, basta um pouco de organização para perceber que não é bem assim.
“Muitas vezes temos roupas e sapatos que nunca usamos e estão parados nos armários. O hábito do consumo faz com que, por maior que seja o closet, sempre tenhamos aquela sensação de não termos o que desejamos, pois não conseguimos visualizar”, afirma a arquiteta Erika Mello. Para afastar esses sentimentos de uma vez por todas, confira dicas para organizar armários e closets de causar inveja até em Marie Kondo.
Veja também:
- Marido transforma sótão assustador em closet dos sonhos da esposa; veja fotos
- Como organizar guarda-roupa ou closet em apenas 30 minutos
- Elas voltaram! 20 penteadeiras para decorar seu quarto ou closet
Para começar, posicione os seus cabides nos armários e closets com o gancho para dentro e, à medida que for usando as peças, deixe-os voltados para fora. “Em pouco tempo você vai descobrir que existem peças que não são usadas e que podem ser até doadas”, comenta a especialista.
Tente organizar seu móvel pensando na arrumação por cores e estampas, em prover espaços específicos para receber roupas com menor tempo de uso no ano, como as peças de inverno, em garantir a facilidade para o manuseio frequente de roupas íntimas e de academia, bem como em proteger itens mais delicados como pijamas, lenços e vestuários de tecidos mais delicados.
Veja também:
- Como organizar os sapatos do lado de fora de casa – e dentro também
- Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu
- Os 16 truques mais inteligentes para organizar e armazenar tudo em sua casa
“Podemos pensar no armário como um conceito que rotaciona conforme as estações do ano. Levando em consideração que o clima tropical do país influi em um período menor de frio, o mobiliário deve conter um lugar específico para acomodar as blusas de frio. Os sacos plásticos a vácuo são ótimos para não ocupar tanto espaço e evitar que as roupas fiquem empoeiradas”, explica o arquiteto Renato Andrade.
O restante deve ser contemplado em cabideiros, mas com critérios de divisão. Um mesmo lado, por exemplo, pode ser dividido entre o calceiro, bem como o espaço para pendurar camisas e casacos. Para closets femininos, um lado mais alto é essencial para vestidos. “Que mulher gosta de ver o seu vestido marcado pelas dobras decorrentes da falta de espaço no armário?”, resume Erika.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br