Seu gato te ama? Veja como você pode saber, de acordo com especialistas. Fique de olho no que os profissionais chamam de “comportamentos de conexão”.
Pergunte a qualquer dono de cachorro e ele dirá que tem certeza de que desenvolveu um vínculo especial com seu animal de estimação. Quanto aos donos de gatos? Saber se seus companheiros felinos se sentem apegados a eles pode ser um pouco mais complicado.
+ Por que meu cachorro ou gato não quer comer? Descubra o que fazer nessa situação!
+ Feng shui para felinos: crie energia positiva para o seu gato – e para você!
+ 4 passos para transformar a TV velha em uma cama de gato vintage
Os gatos, geralmente, têm a reputação de serem menos afetuosos do que outros animais de estimação, especialmente porque é mais difícil decodificar seus comportamentos amorosos. Então, seu gato te ama?
Simplificando, de acordo com os especialistas da Inverse, nos EUA, a resposta é um retumbante sim, mas nem sempre é óbvia. “O amor é um conceito muito complexo que não é fácil de quantificar – mesmo em humanos”, disse Kristyn Vitale, pesquisadora de gatos e professora assistente de saúde e comportamento animal no Unity College.
Katherine Pankratz, veterinária certificada pela Animal Behavior Clinic, acrescentou que “o que sabemos é que outras espécies, além dos humanos, compartilham muitas, senão todas, emoções que nós.”
Como o gato “diz” que ama
Os gatos usam algumas dicas sutis, ou “comportamentos de conexão”, para expressar seu amor aos donos, como esfregar o corpo e a cabeça deles em você, dormir perto de você, andar ao seu lado enquanto se enrosca em você e o alisa. “Podemos inferir que eles compartilham comportamentos de afiliação, e [nós] podemos interpretar isso como afeto ou potencialmente sua definição de amor”, disse Pankratz.
Os especialistas também explicaram que os gatos podem simplesmente desenvolver um vínculo de apego por você como um sinal de amor. “Um vínculo de apego é uma relação afetiva e reconfortante entre dois indivíduos”, disse Vitale.
“Os gatos formam laços de apego com seus donos, levando a certos padrões de comportamento que se somam ao “efeito de base segura ”. Esse efeito significa que o gato o usará como fonte de conforto e proteção.
A forma como seu animal de estimação expressa seu amor por você ainda depende de sua personalidade individual. “Coisas diferentes influenciaram nossas vidas. Nenhum de nós pode ser mais ou menos amoroso – podemos apenas expressar isso de maneira diferente”, disse Pankratz.
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Cachorro mais velho do mundo: conheça o chihuahua que é atual recordista no Guinness
+ Quais animais podem aparecer pelo encanamento da privada e como impedir que isso aconteça
+ Pet-friendly: aprenda como manter uma casa com pets sempre limpa