Dia Mundial do Livro: aprenda a iluminar o cantinho de leitura com essas dicas profissionais

No dia 23 de abril é celebrado o Dia Mundial do Livro e, por mais que o hábito da leitura sempre tenha sido essencial na vida de todos, agora ganhou ainda mais importância no período de isolamento social.

Os livros têm se tornado uma companhia constante e prazerosa, que faz com que o leitor viaje por outros lugares e histórias de vida, sem nem sair de casa. Para aproveitar ainda mais esses momentos, o cantinho de leitura necessita de uma iluminação especial.

Por isso, trouxemos dicas e inspirações para acertar na decoração:

Da esq. para a dir. Cantinhos de leitura com luminárias de piso charmosas em projetos das arquitetas Ana Yoshida e Carmem Avila| Fotos: Emerson Rodrigues

Veja também:
Clima Relax

Luzes com temperaturas de cor branco quente (2700K a 3000K) podem trazer mais conforto e relaxamento, mas mantendo o foco e a eficiência da leitura. A escolha por luminárias articuláveis, que incidam na direção do livro, também pode ser uma boa pedida para não forçar nem comprometer a visão.

Pendente direcionável em ambiente do arquiteto Pietro Terlizzi e Luminária de led flexível em projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura |Fotos: Emerson Rodrigues

Estilos

Quanto ao estilo da peça, isso será determinado pelo gosto pessoal de cada um, afinal há uma série de luminárias diferentes no mercado, em que o leitor poderá adequá-la ao tipo de decoração de sua residência. Para quem gosta do estilo clássico ou tradicional, os modelos com cúpulas são perfeitos, pois além de agregarem muito charme à decoração, também evitam o ofuscamento da visão. Já para os mais descolados, as peças com design mais moderno, com hastes flexíveis, podem ser opções perfeitas.

Este apartamento, projeto do escritório Andrade & Mello Arquitetura, aposta em diversas peças para a leitura – nas imagens é possível conferir as luminárias de mesa na sala de estar e a arandela articulável ao lado da cama | Fotos: Emerson Rodrigues

Veja também:
Aplicações

As arandelas podem ser posicionadas acima das mesas laterais e ao lado de poltronas. Os abajures e luminárias de mesa, como o nome já diz, podem ser apoiados acima de mesinhas laterais, ao lado das camas, para a realização de uma leitura leve antes de dormir.

Para quem prefere um modelo mais imponente, e que seja o destaque do espaço, as luminárias de piso, em especial as de madeira, podem ser as escolhas certas para trazer todo o aconchego para o ambiente. Quem busca uma opção mais descontraída, pode eleger os pendentes, que são itens que caem bem para a decoração e funcionalidade da área.

Exemplos de luminárias de piso e mesa em madeira, que trazem aconchego para a decoração |Projeto da designer Karina Vargas e Foto de Emerson Rodrigues

Livros, Iluminação & Decoração

Além de tornarem a vida mais incrível, os livros também deixam a decoração muito mais interessante. Quem não ama ver uma biblioteca repleta de títulos imperdíveis? Afinal, os livros também exercem boas funções decorativas em prateleiras e nichos dos espaços. Nesses locais, a iluminação linear cai muito bem, como é o caso das fitas e dos perfis de led.

Outra opção mais neutra e que também é bastante corriqueira é o uso de pequenos plafons direcionados para essas áreas, que além de criarem uma iluminação cenográfica, não comprometem a estética da decoração como um todo. Porém, para dar um visual cheio de personalidade, aposte em pequenas luminárias de mesas dentro dos nichos ou apoiados sobre as prateleiras.

Vitrine de inspiração
Imagem: Divulgação/Yamamura

Foto de destaque: Emerson Rodrigues

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Back to top