Descubra por quê preto e laranja são as cores do Halloween

Por que preto e laranja são as cores do Halloween? Um historiador explica como esses tons se relacionam com a temporada de Dia das Bruxas.

Quer você comemore levando doces ou travessuras para seus filhos, participando de uma festa à fantasia ou assistindo aos seus filmes de terror favoritos, o Halloween é um feriado associado a doces, criaturas misteriosas e eventos assustadores.

+ Esses vasos de abóbora impressos em 3D vão deixar suas suculentas no clima do Halloween

+ 6 decorações de Halloween para deixar sua casa no clima

+ 20 decorações de Halloween criativas e assustadoras

"Por

Mas quanto você realmente sabe sobre o feriado do dia 31 de outubro? Você já se perguntou por que as pessoas se vestem e decoram suas casas em tons de laranja e preto?

Por isso, um especialista detalha a história desses tons e como eles se associaram ao Halloween.

Como laranja e preto se associaram a esse dia

De acordo com Lesley Bannatyne, um autor e historiador do Halloween, esse feriado não foi amplamente comemorado nos Estados Unidos até o final dos anos 1800, e as festividades eram muito mais voltadas para o faça-você-mesmo do que são hoje.

Durante este período, toda a decoração e fantasias eram feitas à mão, e as anfitriãs exibiam abóboras e cascas de milho em suas casas.

“As cores naturais com as quais trabalharam no final de outubro eram em grande parte laranja e amarelo: abóboras, crisântemos, milho, fardos de feno”, diz Bannatyne. “Mas a decoração da festa de Halloween também tratava de criar uma atmosfera de outro mundo – misteriosa, assustadora, fantasmagórica – e para isso, você precisava de um pouco de escuridão.”

Influência das empresas norte americanas

As empresas acabaram por comercializar as cores para o feriado na forma de fantasias de papel e decorações para festas. “A Dennison Company lançou suas primeiras decorações de Halloween de papel em 1909”, compartilha Bannatyne. “Eles apresentavam criaturas do folclore de Halloween, como bruxas, gatos e morcegos, que geralmente eram impressos em preto, e colhem alimentos e criaturas de abóbora, que geralmente eram laranja ou amarelo.”

A Beistle Company também ajudou a solidificar o preto e o laranja como as cores do Halloween, usando-as em suas imagens. No entanto, inicialmente houve algumas exceções a essas cores, pois no início do século 20, alguns cartões postais tinham bruxas em vestidos vermelhos ou roxos e lanternas de abóbora em cores verdes.

“Assim que outras empresas perceberam a popularidade crescente do Halloween, fabricantes de doces, de fantasias e mídia de massa seguiram. Criando e comercializando, então, seus produtos com imagens folclóricas populares e cores agora reconhecíveis”, acrescenta Bannatyne.

Simbolismo

Em termos do significado simbólico de laranja e preto para o Halloween, Bannatyne aponta para o primeiro sendo representativo da escuridão (a data sempre foi pensada como um feriado noturno), enquanto o laranja é a cor do fogo e o outono, pois o tom é uma referência à colheita no hemisfério norte.

Essas cores fazem sentido: a data fica no auge do inverno e sempre foi sobre a transição da parte clara do ano (verão) para a mais escura (inverno), no hemisfério norte”, diz o historiador. “Preto e laranja evocam fogueiras à noite; além disso, também evocam abóboras maduras (vida) em oposição ao inverno sem luz e estéril (morte).”

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Melhores ideias de decoração de Halloween para sua casa

+ Pânico: você pode alugar a casa do filme por apenas R$ 27 no Halloween. Saiba mais!

+ Homem descobre túneis subterrâneos secretos em sua casa. Veja fotos!

+ Abracadabra: passe o Halloween na casa das irmãs Sanderson por R$ 160

Back to top