Descubra como escolher a melhor cuba para a pia do banheiro

Planejar um banheiro exige atenção em todos os detalhes para que o resultado fique, ao mesmo tempo, bonito e funcional. Assim, quando o assunto é a cuba, o cuidado não pode ser diferente.

Com tantos modelos de cuba existentes no mercado, fica difícil tomar uma decisão rápida. Afinal, a peça escolhida não é determinada apenas por questões estéticas, é preciso levar em consideração a funcionalidade e o layout do ambiente.

Veja também:

A cuba apresenta diferentes formatos, cores e acabamentos (matte ou brilho). Dessa forma, cada opção é indicada para um tipo de cômodo e requer um projeto de instalação de acordo com a área disponível.

Para ajudar nessa tarefa, aqui estão alguns dos modelos disponíveis e dicas de como escolher:

1) Cuba de apoio: 

modelo de apoio é colocado sobre a bancada, garantindo um aspecto mais moderno ao ambiente. Ele ainda permite reduzir o tamanho do móvel até o limite da base da cuba, não precisando fazer o recorte de encaixe da louça – apenas um furo para a vazão d’água. Então, a instalação é bem simples!

Ao eleger essa peça, a bancada deve ser disposta em uma altura menor para que o final da cuba apresente uma distância de 90 cm do chão. É possível usar a torneira em cima da louça (bica baixa) ou em cima da bancada (bica alta), além do modelo de parede.

2) Cuba de semiencaixe: 

Com a borda sobressalente, apoiada na parte de trás da bancada, a cuba de semiencaixe é ótima para gabinetes pequenos que não têm profundidade para instalar uma cuba inteira.

O modelo pode ser colocado em tampos de qualquer material, desde que a bancada tenha, no mínimo, 30 cm de profundidade.

3) Cuba de sobrepor: 

cuba de sobrepor possui apenas a borda sob a bancada, deixando-a saltada para fora da pedra de encaixe. Por isso, ela é ideal quando é usado um material que não pode ficar em contato direto com a água, como a madeira, além de oferecer a praticidade e a ergonomia de ter a bancada próxima da altura da louça.

cuba de apoio e a de sobrepor possuem diferenças estéticas e funcionais. Enquanto a primeira fica mais aparente, a segunda fica mais rente a bancada. Com relação à torneira, é possível utilizar as versões de bica alta e baixa, além do modelo de parede.

4) Cuba de embutir: 

Por ser mais tradicional, a cuba de embutir possui um design discreto. Nesse caso, ela é fixada sob a bancada com acabamento por baixo da pedra. O metal deve ser instalado no tampo ou na parede, nunca na peça.

Veja também:
5) Cuba dupla: 

Sonho de consumo de muitos casais, a bancada com duas cubas também merece uma atenção especial. Nesse caso, deve-se deixar cerca de 80 cm de distância, entre o centro das duas cubas. Essa medida considera o uso simultâneo de duas pessoas com os braços abertos, permitindo mais conforto.

6) Lavatório suspenso: 
Imagens: Divulgação/Incepa

Ideal para banheiros mais compactos, o lavatório suspenso é instalado direto na parede, não sendo necessário gabinete ou bancada. O modelo pode ou não ter mesa para os metais, porém, caso não tenha, será necessário fixar a torneira na parede.

7) Lavatório com coluna: 

lavatório com coluna, além de se encaixar nos projetos de banheiros compactos, remete à um estilo retrô. Comum nos ambientes mais antigos, ele é um conjunto de cuba com um pilar que sustenta a estrutura em louça. A parte inferior também ajuda a proteger os sifões, canos flexíveis que levam a água que escoa da pia.

8) Lavatório com móvel integrado:

O modelo de lavatório integrado ao móvel é produzido com mesa para metais na medida perfeita para encaixar no gabinete. Fabricada em louça, a cuba possui a mesma resistência, beleza e durabilidade dos demais itens apresentados. Além disso, é uma ótima alternativa para os banheiros e lavabos compactos.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Back to top