A mesa de centro é, definitivamente, um dos móveis mais procurados para a decoração de áreas sociais, seja interna ou externa. Além disso, também é um item muito querido pelos moradores, pois são funcionais e estratégicos para expor peças de arte, vasos com flores e até lembranças familiares ou de viagens.
Para a designer de interiores Thatiana Mello são infinitas as possibilidades de decoração de uma mesa de centro. “Podemos usar desde flores, livros com capas bonitas, revistas e objetos do acervo pessoal dos clientes, entre tantas possibilidades”.
A seguir, algumas dicas e inspirações para encontrar uma decoração da mesa de centro que esteja alinhada com o ambiente e a personalidade dos moradores. Confira!
A mesa como destaque principal
Não são todas as pessoas que são adeptas à uma decoração mais robusta. Algumas preferem que sejam inseridos poucos e pequenos itens sobre a mesa, seguindo um estilo mais clean. Nestes casos, a decisão por um móvel mais imponente, que seja belo e atrativo, é a melhor opção. “Quando temos uma mesa com tampo de vidro e base de madeira, o ideal é deixar a área mais vazia para que o acabamento do móvel fique mais visível, ganhando destaque no ambiente”, explica Camila. E, se na composição do projeto for inserido um tapete com fios e desenhos que chamem atenção, o recomendado é trabalhar com mesas de vidro dentro da proposta de um décor mais leve.
Veja também:
- Mesa de centro: como escolher a peça ideal para a sua casa, de acordo com uma expert!
- Mesa de centro: dicas de como escolher objetos para a decoração do móvel
- Mesa de centro, escrivaninha, apoio… Essa mesa pode ser ajustada conforme suas atividades do dia a dia!
Outro caminho é criar uma composição com mesas, desde que sejam parecidas. “O melhor é quando as peças são semelhantes no estilo e estrutura, apresentando apenas alturas diferentes. Desta maneira, conseguimos encaixar uma na outra, alcançando uma evidência bem interessante”, discorre a designer de interiores Thatiana Mello. Uma outra alternativa é compor pufes com mesas e até mesmo inserir baús para complementar.
Para este living, as sócias do Corradi Mello investiram em uma mesa de dois andares. Para que a base de madeira pudesse se sobressair no visual, elas decidiram pelo tampo de vidro e a inserção de poucos objetivos decorativos, valorizando a estrutura do móvel | Foto: Evelyn Muller
Uma das funções desta mesa de vidro é dar visão para o tapete. Para a decoração nesse living, a delicadeza de um vaso de murano que recebeu uma bromélia, livros de arte que apoiam uma escultura e um colar de sementes feito por uma tribo indígena | Foto: Evelyn Muller
Vasos com flores e folhagens
Esta é uma das formas mais bonitas e acolhedoras para o décor de uma mesa de centro! As plantas trazem vivacidade para o espaço e um ponto de cor fundamental para o bem-estar. Porém, é um estilo que exige alguns cuidados importantes, além da manutenção, como a rega: os arranjos precisam estar em um objeto/recipiente que não deixe a água escorrer – evitando danificar a estrutura do móvel e os outros artigos presentes. “Considerar o uso de um cachepô, um suporte de vidro ou até mesmo um prato decorativo, podem ser a solução nestes casos”, discorre a arquiteta.
Para escolher a espécie, a sugestão é buscar por aquelas que não demandem uma manutenção trabalhosa. Entre as preferidas de Camila e Thatiana estão as bromélias, orquídeas e até mesmo folhagens soltas que, na constituição, exibem um resultado positivo para o décor.
Em vidro e aço corten, a combinação entre as três mesas de centro na mesma altura. Com dois andares, a parte inferior recebe exemplares de revista e, na parte superior, arranjos florais e livros de arte. Beleza e romantismo para o estar | Foto: Evelyn Muller
A mesa de centro acompanha o ‘mood’ do ambiente, todo projetado com tons amadeirados. Na decoração do móvel, destaque para o lindo vaso cerâmico com orquídeas brancas | Foto: Evelyn Muller
Pufes
O pufe é um móvel extremamente funcional, que pode agregar funções diversas em um único ambiente. Na sala de televisão, atua como mesa de centro para apoiar bandejas com aperitivos, drinks e até mesmo dos controles da TV. A versatilidade se faz vantajosa, já que propicia mobilidade para realocação das peças conforme o desejo dos moradores.
Neste living/sala de televisão, as profissionais investiram no pufe como mesa de centro. Para facilitar na hora de apoiar uma bandeja, a mesa de madeira com rodinhas facilita o vai e vem | Foto: Evelyn Muller
Decoração para casas com crianças e animais de estimação
Essa é uma questão que varia muito de acordo com o estilo de vida dos moradores. Porém, na maioria das vezes, o mais viável é optar por itens que não estraguem e quebrem com facilidade, além de evitar móveis com quinas pontiagudas. “Tanto para as crianças, quanto para os pets, é fundamental avaliar se não tem nada em cima da mesa que eles possam pegar com facilidade e colocar na boca”, destaca Thatiana. Uma outra dica é desconsiderar espécies de plantas que sejam tóxicas.
Veja também:
- Como usar mesas laterais e de apoio na decoração da sua casa
- Mesa de jantar: 4 dicas para não errar na hora de escolher a sua
- 5 ideias impressionantes para transformar sua mesa velha
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br