Customização do revestimento: faça você mesmo uma decoração criativa com pastilhas

Na hora de escolher os revestimentos que vão personalizar pisos e paredes da casa inteira, do hall de entrada às áreas sociais, cozinhas, banheiros e varandas, sempre é possível imprimir o estilo próprio dos moradores por meio de detalhes que fazem muita diferença. A customização dos acabamentos, por meio da criação de desenhos ou diferentes paginações com pastilhas de porcelana, é uma tendência que veio para ficar.

Quem compra as pastilhas em butiques especializadas pode perceber que elas vêm reunidas por pontos de cola, como o sistema Drop-System, formando placas e, assim, agilizando a instalação em pisos e paredes. A customização consiste em ‘desmontar’ a placa, depois do projeto bem definido, e retirar as pastilhas para um trabalho artesanal, em que elas serão colocadas uma a uma até formar um desenho específico. Para que o resultado fique conforme o desejado, o ideal é buscar profissionais especializados e experientes nesse tipo de serviço manual.

Processo de customização / Fotos: Divulgação/Cerâmica Atlas

Formatos de pastilhas

O hexagonal é um dos mais usados para a customização, em razão de sua estética que remete à memória afetiva, mas os demais formatos quadrados também são bem-vindos, basta deixar a imaginação fluir. O importante é misturar cores que formem um contraste entre si e eleger a superfície que vai receber o desenho – há quem prefira criar somente alguns detalhes em paredes ou pisos, mas também existem projetos que espalham o desenho por todo o ambiente.

Fotos: Divulgação/Cerâmica Atlas

Apostando na força das pastilhas, revestimento que acompanha a história da arquitetura brasileira e nunca sai de moda, é possível criar desenhos personalizados. Bem-vindas em pisos e paredes, as placas podem ser desmontadas para a criação dos desenhos e paginações desejados. Espaços como banheiros, varandas e cozinhas são os preferidos para esse tipo de personalização, mas é possível incluir desde detalhes até grandes desenhos geométricos em todos os ambientes da casa, basta definir a composição de pisos e paredes (até bancadas), conforme o estilo do projeto!

No hall de entrada, as pastilhas de porcelana compõem as delicadas flores, enquanto o modelo Inox forra a parede por completo| Fotos: Divulgação/Cerâmica Atlas

Para uma instalação perfeita, tanto das pastilhas hexagonais como das quadradas, alguns cuidados são essenciais. Primeiro, vale se certificar de que a superfície a ser revestida esteja limpa, seca, plana e pronta para receber a aplicação das pastilhas. Depois, é hora de aplicar a argamassa com uma espátula de silicone no local, em seguida basta dispor a placa, sempre usando espaçadores para garantir a homogeneidade dos revestimentos em paredes ou pisos. Dessa forma, será possível conseguir alinhar perfeitamente as pastilhas sem que elas “escorreguem” e se desalinhem.

Veja também:

Na sequência, chegou a vez de retirar o excesso de argamassa com pano ou esponja limpa a fim de facilitar a aplicação posterior do rejunte. Por fim, rejunte as peças utilizando uma desempenadeira de borracha e espalhe o rejunte preenchendo as juntas entre as pastilhas. Após 40 minutos, faça o acabamento com uma esponja levemente umedecida e dê o acabamento final de limpeza utilizando pano limpo. Muito importante é seguir a recomendação do fabricante de argamassa e rejunte respeitando as características de utilização dos produtos.

Pastilhas quadradas proporcionam desenhos incríveis em paredes e pisos| Foto: Divulgação/Cerâmica Atlas

Veja também:

Foto de destaque: Projeto: Palladino Arquitetura/Fotos: Rogério Cajuí

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Back to top