Os ambientes integrados vêm ganhando cada vez mais espaço em casas e apartamentos. Mas, além das áreas sociais como salas e varandas, cozinha e copa também seguiram a tendência e estão cada vez mais unidas.
Para a arquiteta Flávia Nobre e a designer de interiores Roberta Saes, diante da correria diária, os moradores têm expressado seu desejo de conectar-se mais um aos outros dentro do lar. “Uma cozinha integrada à copa propicia momentos incríveis como cozinhar e colocar o assunto em dia, tudo ao mesmo tempo”, relata Flávia.
Veja também:
- Copa e cozinha: aprenda a integrar os dois ambientes de acordo com o conceito aberto
- Cozinha bonita e funcional: aprenda como planejar a sua com essas dicas de expert!
- Planta aberta: os pontos negativos do conceito aberto para uma família com crianças
A característica mais marcante da copa é a presença de mesas e cadeiras confortáveis. Mas a dupla de especialistas complementa as dicas para o décor e compartilham outras dicas importantes para esse planejamento. Confira:
1) Copa acoplada à ilha gourmet
A presença de uma ilha gourmet na cozinha é algo que vem sendo pedido com mais frequência e, em muitos projetos, é comum já aproveitar o entorno da bancada para acoplar a copa. Em relação ao formato, pode ser tanto como mesas ou balcões. “Esse desenho do layout pode variar bastante, pois tudo depende das necessidades dos moradores, as funções que desejam desfrutar e o espaço disponível”, explica Roberta Saes.
Bancada que faz as vezes de mesa da copa foi acoplada à ilha gourmet. As cadeiras com encosto e assento em palhinha trazem conforto e beleza ao ambiente e seguem a paleta aplicada no projeto, que, por sua vez, promove um contraste interessante com o revestimento geométrico azul | Foto: Eder Bruscagin
2) O que não pode faltar?
Para tornar uma copa mais funcional, é necessário contar com alguns apoios, como buffets, nichos, prateleiras ou até mesmo uma estante, para deixar os itens mais utilizados no dia a dia em exposição e com fácil acesso.“Quem é de café da manhã costuma ser apaixonado por torradeiras, cafeteiras e chaleiras, entre outros acessórios. Por isso, é fundamental que esses queridinhos estejam à mão para facilitar a rotina”, detalha a arquiteta.
Uma copa/sala de jantar: projetada em um loft de 40m², otimização e funcionalidade comandaram as decisões da dupla do Meet Arquitetura. A mesa foi posicionada ao lado da ilha e o buffet branco, à frente, recebe a máquina de café, que pode ser utilizada todas as manhãs pela moradora | Foto: Henrique Ribeiro
3) Cuidados essenciais
Por estar integrada à cozinha, os materiais utilizados para projetar a copa precisam ser resistentes à água e altas temperaturas. Um outro ponto primordial é que sejam fáceis de limpar e que combinem uma tecnologia que evitem manchas. Quanto aos assentos, cadeiras e bancos precisam ser confortáveis, pois servirão de apoio tanto na hora da refeição de todos os dias, quanto na hora de reunir convidados enquanto o morador prepara uma receita especial.
As banquetas escolhidas para compor o balcão dessa copa são estofados, o que propicia bem-estar e comodidade. O material da bancada em quartzo também facilita na hora de limpar | Foto: Henrique Ribeiro
Veja também:
- Reforma transforma apartamento de 100 m²; veja antes e depois
- Divisórias vazadas: dicas e inspirações para você delimitar espaços na casa
- Você sabe qual é o formato ideal de cozinha para você? Descubra aqui!
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br