Conselho de expert: como usar a técnica clássica ‘trompe l’oeil’ na decoração

Trompe l’oeil é uma técnica usada para criar a ilusão de que objetos pintados realmente existem na arte, fazendo com que pareçam tridimensionais. Pode ser considerado uma espécie de truque do artista para enganar o espectador.

Embora um projeto da natureza nesta fotografia seja provavelmente mais bem realizado por um artista habilidoso, o efeito pode ser mágico. As figuras vistas neste mural trompe l’oeil pintado à mão são fantasiadas, caprichosas e altamente teatrais. Mas as ricas cortinas vermelhas que eles estão na frente dão a eles um pano de fundo dimensional de onde eles “se movem” para dentro e para fora, dando-nos a sensação de que toda a cena está viva.

Foto: Interior Spaces Inc

Trompe-l’oeil é uma técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão ótica que faz com que formas de duas dimensões aparentem possuir três dimensões. Provém de uma expressão em língua francesa que significa “engana o olho” e é usada principalmente em pintura ou arquitetura.

Trompe l’oeil pode assumir muitas formas, desde algo tão simples como folhas pintadas dimensionalmente em um cantinho até pinturas de teto muito elaboradas para nos fazer acreditar que uma sala é maior ou que o teto é mais alto.

Veja também:

O efeito às vezes é usado para adicionar uma janela onde não existe nenhuma, ou uma porta que parece tão real que pode levar o espectador a entrar em uma parede, esperando que ela se abra. Recriar essa técnica clássica pode dar origem imediata à sua decoração, conforme os exemplos a seguir, em que foram criadas imagens ilusórias através de pinturas, papéis de parede ou mesmo murais. Confira!

Foto: La Boutique de Mei
Foto: Biba Magazine
Foto: Amazon

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Back to top