O cosmos nunca esteve a mais do que alguns passos do das tendências de decor popular – desde os tetos cravejados de estrelas que brilham no escuro de nossa juventude até a mania da astrologia de hoje.
A decor de inspiração celestial frequentemente entra e sai do catálogo da decoração. E agora, está tendo outro momento.
+ Iluminação: as 5 dúvidas mais comuns na hora de decorar a casa
+ Descubra as tendências de cozinha que devemos deixar para trás
+ Canto alemão: móvel aproveita muito melhor o espaço da sala de jantar
Embora muitas pessoas associem esse estilo aos anos 90, graças à estética bruxa da cultura popular, ou seja, Buffy – A caça vampiros e The Craft, a estética celestial na verdade remonta a muito mais tempo.
Nos anos 1800 nos Estados Unidos, pós-Guerra Civil, muitos americanos enfrentaram grande ansiedade em torno da espiritualidade e da existência de uma vida após a morte, que deu lugar a um movimento religioso conhecido como espiritismo.
Era composto de cartomantes, cartas de tarô e leituras de astrologia – coisas que foram muito procuradas novamente nos anos 70, depois que “O Exorcista” re-popularizou os tabuleiros Ouija, então nos anos 90 (olá, Buffy!), e agora novamente na década de 2020.
E, ao contrário do estilo extravagante adjacente, a decor celestial se afasta do visual geralmente assustador e sombrio da academia, concentrando-se mais fortemente em alguns motivos específicos: sóis, luas e estrelas, especificamente constelações. Também favorece tons mais ricos de azul e verde e muitas peças de destaque douradas, além de silhuetas e tecidos mais suaves.
A reviravolta dos anos 2020 na decoração celestial
Semelhante à iteração dos anos 90, a estética celestial dos anos 2020 se baseia em cores escuras e melancólicas, padrões repetitivos do cosmos, luas e sóis dourados e pouca iluminação. Mas, além disso, também tem algumas reviravoltas distintas.
As influências do design boêmio e caprichoso tornaram esse estilo renovado mais difícil de definir – agora o design celestial também inclui rosa pastel e roxo, verde sálvia, bem como estética de raízes pagãs que incluem galhos e padrões florais e maior incorporação de materiais orgânicos em geral.
Materiais orgânicos, como linho e madeira, são mais propensos a fazer parte de um design celestial contemporâneo. Mas ainda assim, esta é uma estética obcecada com os céus noturnos brilhantes, então muita organza brilhante e veludo brilhante ainda estão na moda.
E como a astrologia teve um grande boom nos últimos anos, há uma ênfase maior nas constelações, zodíacos e mapas estelares, em oposição apenas aos símbolos mais gerais da lua e do sol. Portanto, se você é viciado em aplicativos de astrologia e pede às pessoas seus sinais, a decoração celestial deve ser a sua escolha.
Faça o estilo funcionar em sua casa
Como acontece com qualquer tendência de design, você não deseja implementá-la em sua casa, para que pareça muito exagerada ou fantasiada – uma armadilha do design celestial é que ele pode rapidamente assumir uma cartomante da era vitoriana com uma vibração de casa mal-assombrada ou até mesmo apenas um dormitório superestilizado.
Em vez disso, tente manter o estilo mais sutil com recursos sofisticados e de alto impacto, como cortinas, papel de parede e arte na parede.
As cortinas são uma ótima maneira de dar classe a uma sala e já são uma necessidade básica na maioria das salas e quartos, então você também pode se divertir com elas. Para uma visão mais arejada e etérea do design celestial, adoramos essas cortinas blackout brancas e douradas da Society6.
Mas para a estética mais mística do céu noturno, confira essas impressionantes cortinas de galáxias estreladas da loja Etsy BambiN.
Como o papel de parede é caro e difícil de instalar, tente encontrar algo que abranja tanto a decoração celestial quanto outro estilo de design bem estabelecido, como este papel de parede celestial com influência art déco da Spoonflower.
E quando se trata de arte na parede, é aí que você pode realmente se soltar. Society6, Modcloth e Etsy oferecem uma decoração peculiar de inspiração celestial, com muita variação para se adequar à sua visão única do estilo. Procure uma variedade de peças de arte na parede, como espelhos, gravuras e esculturas montadas na parede.
Fonte: HouseDigest
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.