Confira dicas de como tirar as manchas nas roupas nas festas de fim de ano

As confraternizações de Natal e Ano Novo se aproximam. E neste clima de fim de ano, reunir a família e amigos para brindar são momentos marcantes. E quando dizemos marcantes, nem as roupas escapam de possíveis manchas.

Nos momentos dos brindes, imprevistos podem acontecer. Imagine que ao brindar, o balançar da bebida pode ocasionar manchas em suas roupas ou até mesmo quando for comer algo e algum molho cair.

+ Comece 2023 com estilo: 5 ideias de decoração para festas de fim de ano

+ Árvore de Natal de ponta-cabeça é a nova tendência. Saiba significado e como fazer!

+ Feng Shui no Natal: dicas para atrair boas energias com a decoração de fim de ano

Dicas para tirar manchas das roupas das festas de fim de ano. Fotos: Pexels
Dicas para tirar manchas das roupas das festas de fim de ano. Fotos: Pexels

Esses momentos inconvenientes podem acontecer e fatalmente fazem parte desses dias de celebrações. O especialista em higienização da Quality Lavanderia, José Previero, aponta dicas para eliminar manchas indesejáveis e recuperar suas roupas:

Manchou, limpou. 

Se demorarmos muito para lavar a mancha, ela se fixará com mais rigor nas fibras do tecido, tornando mais difícil a sua remoção. Desta forma, quando limpamos a mancha de imediato somente com água fria, mesmo que para retirar somente o excesso, ela sairá com mais facilidade quando a peça for posteriormente lavada.

Lavagem completa. 

Há manchas que nos trazem um pouco mais de dificuldade para a remoção, neste caso, recomenda-se a utilização de alvejante. “Antes de alvejar qualquer roupa, no entanto, é necessária uma pré-lavagem com água fria e sabão, caso contrário, ao inserir o alvejante direto na peça, a mancha pode se fixar no tecido, em vez de ser retirada”, explica Previero.

Tipos de manchas e cuidados especiais

Além dos cuidados gerais, há outras soluções que vão de acordo com o tipo de sujeira, lembre-se de que cada caso é um caso.

Bebidas

As manchas causadas pelos vinhos tintos requerem, além da lavagem, que a peça fique de molho no alvejante. Para peças brancas, pode-se utilizar alvejante clorado, já para peça coloridas o alvejante deve ser a base de peróxido de hidrogênio.

É importante lembrar que na utilização do alvejante oxigenado é necessário diluí-lo na água quente para mais eficiência. Por fim e não menos importante, para manchas causadas por sucos e refrigerantes, o processo de lavagem é o mesmo.

“Geralmente, o álcool sai com facilidade da maioria dos tecidos. A seda é uma exceção, pois poderá destruir os corantes desse tecido, que acaba saindo na lavagem, junto com a mancha, deixando a roupa desbotada”, afirma o especialista.

Gorduras

As manchas causadas pela gordura quente, são um pouco mais complicadas para remover. Para isso, é necessário a utilização de uma solução com pequena quantidade de detergente de cozinha (65%) e removedor tipo varsol (35%). Basta aplicar a solução no local da mancha, friccionando com delicadeza. Feito isso, deixa a solução agir por cerca de 5 minutos e depois lave normalmente.

Molho

Os molhos tendem a ser um pouco mais fáceis. Neste caso, podem ser lavados com água fria e sabão. Contudo, se houver excesso de gordura, fique à vontade para utilizar a solução acima.

Frutas

Por fim, as frutas podem ser grandes vilãs, no caso, aquelas que com excesso de corante, por exemplo, amora, cereja e ameixa. Mas, além dos cuidados básicos de lavar com sabão e água fria, há necessidade de utilizar alvejante oxigenado e água quente. Portanto, se fizer este processo em uma máquina de lavar, programe o aparelho para uma pré-lavagem com água fria, para depois realizar uma lavagem com água quente (± 60ºC), sabão e alvejante.

Dicas para lavar roupa. Crédito: RODNAE Productions

“Todas essas dicas vão de acordo com o tecido em questão. As fibras naturais, como algodão, linho, seda e lã, geralmente absorvem mais as sujeiras, devido ao alto grau de hidrofilidade (capacidade de absorver água) que possuem. Já os tecidos sintéticos têm hidrofilidade baixa, que ajuda a minimizar a absorção das sujidades. Então, além desses cuidados, é importante ficar de olho nas etiquetas das peças para agir de acordo com as indicações do fabricante”, finaliza Previero.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Clima de Natal: aprenda a receita de panetone caseiro

+ Vai viajar? 4 dicas para manter suas plantas saudáveis durante o fim de ano

+ Decoração de última hora: como preparar a casa para o Natal em família?

Back to top