Como usar cola instantânea em 5 técnicas de artesanato

A cola instantânea é um material de trabalho essencial para os profissionais de artesanato, segmento que apresentou grande crescimento nos últimos anos. Atualmente, 160 mil pessoas estão cadastradas no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), programa do governo federal de estímulo ao setor artesanal.

Com a percepção deste setor que segue em expansão, aumentou também a procura dos profissionais por adesivos instantâneos, que atendem a diferentes tipos de trabalhos artesanais graças ao alto poder de fixação, resistência e durabilidade, além da facilidade em unir diversos tipos de substratos.

+ Laços de Natal: aprenda a fazer um lindo laço de fita em só 4 etapas

+ Cartão de Natal de floco de neve: faça você mesmo esse mimo muito fácil com feltro

+ Lasanha de tapioca: aprenda receita perfeita para quem tem intolerância ao glúten

Cola instantânea é ideal para artesanatos. Foto: Divulgação/ Henkel
Cola instantânea é ideal para artesanatos. Foto: Divulgação/ Henkel

Criadora do ateliê Maria Flor, Fátima Rodrigues explica como a cola instantânea (de cianoacrilato) pode qualificar a montagem de peças nas seguintes técnicas de artesanato:

1. Cartonagem:

Técnica que tem como base materiais como papel cartão, tecidos, papelão grosso ou mdf para revestir um determinado objeto ou peça. A forração dos projetos é feita geralmente com adesivos à base de PVA. A cola instantânea funciona perfeitamente como acabamento.

“Imagine uma bolsa criada com revestimento de cartonagem. Todos os acessórios desta criação são fixados com Super Bonder, como os enfeites com botões, pérolas, cristais, metais e outros. A cola instantânea também fixa a alça perfeitamente, com ótimo acabamento, evitando parafusá-la na bolsa”, explica Fátima.

2. E.V.A:

É um material emborrachado, leve e flexível, que pode ser utilizado para diversas finalidades decorativas. Esses materiais são normalmente vendidos em placas, com diferentes cores, tamanhos e espessuras. Os materiais de E.V.A são modelados com instrumentos de alta temperatura. A cola entra na etapa do acabamento da figura. Na criação de um boneco de E.V.A já moldado, por exemplo, a cola instantânea é a mais indicada para as colagens dos braços, pernas e dos enfeites da peça.

Os acessórios fixados com esse material têm secagem imediata. Caso a colocação não tenha sido correta, a remoção do acessório deve ser feita com material específico para isso, como o Descola Tudo Loctite, permitindo a retirada da peça sem danos à superfície para sua recolocação.

3. Fuxico:

Essa técnica utiliza junção de retalhos de panos, dobrados e costurados em formato de flor, que, unidos por pontos delicados, formam diversas peças de decoração e vestuário como: abajur, espelhos, luminárias, colchas, bolsas e outros objetos. Os enfeites feitos com a técnica fuxico são anexados a objetos.

“Os enfeites de fuxico são delicados e seria muito difícil bordá-los em tecido de juta, por exemplo, e não dá para bordar em peças de superfície dura, como porcelana. Essas decorações são fixadas com algumas gotas de adesivo instantâneo”, informa Fátima.

Porta-trecos artesanato. Crédito: Frank Frances
Porta-trecos com acessórios de artesanato. Crédito: Frank Frances
4. Scrap:

Tipo de artesanato muito utilizado para decoração de festas de aniversário, casamentos, chá de bebês, entre outros. Os scraps são recortes e colagens de materiais para dar nova personalidade a materiais, como um álbum de fotos. Nesta técnica, usa-se bastante botões e metais para complementar o adorno criado.

“Uma capa de álbum decorada com scraps deve durar anos. Então, os enfeites precisam de adesivos que não descolam com o tempo, exigindo fixação duradoura. Nesse caso, a cola instantânea é a melhor opção”, diz Fátima.

5. Biscuit:

Técnica que envolve a criação de uma massa que endurece após determinado período. Uma vez modelado e endurecido, o biscuit fica parecendo com uma porcelana e se torna um interessante material para criações artísticas. Assim como nas demais técnicas, o biscuit também requer capricho no acabamento. Os adesivos instantâneos são ideais para fixação de elementos sobre o material em biscuit.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:

+ Natal em São Paulo: 4 feiras para comprar presentes criativos

+ Brincadeira no Natal: boneco de neve de meia para fazer com as crianças e arrasar no décor

+ Árvore de Natal de parede: 14 ideias para você montar a sua com objetos que já tem em casa

Back to top