Como retardar fissuras e manchas em fachadas com acabamento de pintura

A manutenção das fachadas é uma grande preocupação de quem opta por fazer o acabamento com pintura. Pois, a ação do tempo, muitas vezes resulta em fissuras e manchas escuras.

“Um dos problemas mais comuns em fachadas revestidas com emboço tradicional são as fissuras superficiais, que aparecem com o tempo e acabam degradando a estética da construção, além de muitas vezes facilitar o surgimento das infiltrações”, explica William Medeiros, Gerente Técnico, Comercial e Marketing da Sto Brasil.

+ Mais barato e sustentável: molduras e fachadas de isopor dão acabamento como gesso. Saiba mais!

+ Fachadas coloridas: confira 15 fotos incríveis para se inspirar

+ Esse é o preço do prédio mais caro do mundo. Confira lista com valores do top 10!

Tinta pode ajudar na durabilidade da fachada. Construtora Procave | Divulgação: Sto Brasil
Tinta pode ajudar na durabilidade da fachada. Construtora Procave | Divulgação: Sto Brasil

A causa mais comum do aparecimento dessas fissuras é a retração plástica da argamassa, que ocorre devido à restrição do chapisco ou das bases, imposta no movimento de redução natural do volume do esboço.”

Construtora Procave | Divulgação: Sto Brasil
Tinta específica para fachadas

Por esse motivo, a escolha de uma tinta resistente à condições climáticas, água e retrações superficiais é fundamental para garantir uma maior e melhor vida útil do revestimento da fachada. Essa tem sido, inclusive, uma grande preocupação das empresas de tintas, investindo numa tecnologia que garanta produtos não apenas com apelo estético, mas com alto desempenho.

Construtora Melnick Even | Divulgação: Sto Brasil

Um exemplo disponível no mercado nacional é uma tinta látex flexível de alto rendimento e cobertura. Sua tecnologia previne o contato do emboço com a ação direta das chuvas e a variação de umidade do meio ambiente, o que resulta numa proteção muito mais eficaz e duradoura contra as intempéries como chuvas, raios UV, umidade, maresia e poluentes.

Construtora Yticon | Divulgação: Sto Brasil

Além disso, por ser um revestimento à base de resina acrílica 100% e aditivos elastoméricos, ela é superflexível. Então, sendo capaz de dissimular fissuras de até 2mm, tanto em alvenaria exterior quanto interior.

E, por ter tem baixo nível de Compostos Orgânicos Voláteis (COV), faz ainda com que a tinta seja segura para os trabalhadores e para o meio ambiente.

Quer ver mais notícias sobre fachada? Então, confira outras matérias nossas:

+ Fachada de prédio: saiba o que pode ou não ser alterado

+ 12 cores de porta que combinam com fachada de tijolinho

+ 6 dicas de expert para acertar no projeto da fachada da sua casa

Back to top