Como organizar bem a cozinha com armários, nichos ou prateleiras?

Na ‘lógica’ do projeto de cozinha, ele deve contemplar espaços compatíveis para as necessidades do dia a dia. Foto: Eduardo Pozella
Na ‘lógica’ do projeto de cozinha, ele deve contemplar espaços compatíveis para as necessidades do dia a dia. Foto: Eduardo Pozella

Na reforma de cozinha, uma preocupação costuma ser em relação ao espaço para a organização dos itens que integram a rotina. “Praticidade e tudo à mão é um dos atributos fundamentais no cômodo”, comenta a arquiteta Karina Korn.

Então, como resolver essa questão? Para a profissional, uma marcenaria com armários, prateleiras e nichos, desenhados conforme com o layout do ambiente, necessidades e preferências dos clientes, é o caminho para proporcionar uma cozinha perfeita para a dia a dia.

+ Vestida de coelhinha e ‘rabinho’ no bumbum, Andressa Urach enlouquece a web
+ Rafa Kalimann posa topless e cobre seios com buquê
+ Cangurus podem aprender a se comunicar com humanos, mostra estudo

“E esse raciocínio é sempre alinhado com o décor, provendo uma atmosfera gostosa de se estar”, enfatiza. A seguir, acompanhe as explicações de Karina, bem como suas dicas:

Como organizar os espaços?

De acordo com a arquiteta, o primeiro passo é fazer a distribuição dos elementos na cozinha. Este mix envolve desde a bancada com a pia, até os eletrodomésticos, marcenaria e outras peças que estarão nesse conjunto, sempre alinhados com as características e dimensões do ambiente.

E quando se trata de marcenaria, ela enfatiza que outros pontos acompanham a decisão pelo volume do mobiliário. “Em um projeto, nós, como profissionais da área, só podemos trabalhar depois de conhecer o volume de itens que o morador pretende incluir na sua cozinha. Além disso, também não podemos desconsiderar o jeito de cada pessoa e entender o que é importante. Só assim podemos começar a planejar”, defende Karina.

Além de conhecer tudo o que será guardado, a setorização é outra aliada: no alcance do usuário estarão com fácil acesso os itens do cotidiano e, em áreas mais altas, como armários e prateleiras, fica aquilo de menor uso.

+ Sem tijolo ou bloco: esse material bem mais barato pode realizar seu sonho da casa própria
+ Qual é a cor mais cansativa? Esta cor pode estar aumentando sua fadiga e frustração

Nesse apartamento realizado pela arquiteta Karina Korn, o mobiliário da cozinha, produzido pela SCA Jardim Europa, revela armários que ocupam o máximo de espaço para alocar todos os itens dos moradores | Foto: Luis Gomes

Dimensões

No que diz respeito às dimensões, a ergonomia é fundamental. Então, segundo a especialista, existe uma altura padrão para que qualquer pessoa consiga usar o armário, mas que não necessariamente pode ser a medida confortável para todas as famílias.

“Em minha trajetória como arquiteta, já vivenciei casos de famílias mais altas que pediram armários compatíveis com o biotipo. O mesmo já ocorreu com grupos mais baixos. Portanto, o que dita é a praticidade e a personalização”, enfatiza.

Todavia, um ponto sensível dessa adaptação é em relação aos momentos de venda ou aluguel do imóvel. “Os interessados nem sempre terão a estatura dos moradores da casa e podem acabar perdendo o interesse”, avalia Karina.

Tour pela marcenaria da cozinha:

· Armários: com portas e divisórias, são ideais para aquilo que se deseja manter sempre limpo e longe do pó. Uma dica da arquiteta é escolher louças e outros elementos que não são de uso regular e, no que diz respeito à decoração, as cores precisam ornar com a proposta e o design do espaço.

Além disso, para a arquiteta, inovação e criatividade são adicionais no projeto. “Não há problema algum em misturar estilos, materiais ou texturas. Basta não deixar o seu estilo e as suas preferências de lado”, orienta;

· Nichos: com estrutura semelhante aos armários, mas sem portas, são para acomodar as louças de uso frequente. O fato de não ter um fechamento facilita os movimentos de ‘pegar e tirar’ do lugar. No âmbito de limpeza, protegem parcialmente as peças da sujeira externa.


Nesse projeto, Karina Korn concentrou os nichos nas regiões mais altas para um melhor aproveitamento de espaço. Foto: Eduardo Pozella

· Prateleiras: instrumentos da marcenaria que mais deixam os nossos itens pessoais expostos, ficam mais propensas a acumular pó ou outra influência externa que ocorrer na cozinha.


Na parte superior dos armários, a especialista incluiu uma prateleira para dispor objetos decorativos que agregaram charme ao projeto Foto: Luis Gomes

+

Back to top