Como especialistas estão salvando espécies de rosas da extinção?

Quando você pensa em rosas, pode não achar que muitas delas são raras. Pois, podemos facilmente encontrar rosas cultivadas comercialmente em uma floricultura ou até mesmo no supermercado.

Mas, quando se trata de rosas, há um mundo de colecionadores e preservacionistas trabalhando duro para mantê-las vivas em meio a inúmeros desafios, incluindo tendências comerciais, doenças, pragas e mudanças climáticas.

+ A primavera chegou: inspire o décor na época mais florida do ano

+ 3 dicas para plantar hibisco: flor representa a força feminina

+ O pôr do sol mais bonito do mundo: Mallory Square, Flórida. Descubra lista com o top 10!

Rosas raras unem especialistas e jardineiros particulares contra extinção. "The Iron Throne" foi a rosa mais procurada no leilão anual da California Coastal Rose Society em outubro. Foto: Divulgação/ John Bagnasco
Rosas raras unem especialistas e jardineiros particulares contra extinção. “The Iron Throne” foi a rosa mais procurada no leilão anual da California Coastal Rose Society em outubro. Foto: Divulgação/ John Bagnasco

Por isso, no último fim de semana, um grupo de colecionadores se reuniu no sul da Califórnia para licitar um um leilão algumas das rosas mais raras dos Estados Unidos. Muitas delas não estão mais disponíveis comercialmente e algumas estavam sendo oferecidas pela primeira vez nos EUA.

Jardineiros particulares estão entre os que preservam rosas. Foto: Divulgação/ Dianne Wiley
Jardineiros particulares estão entre os que preservam rosas. Foto: Divulgação/ Dianne Wiley

A rosa mais procurada deste ano foi “The Iron Throne”, que foi vendida por US$ 350. “É especial porque não está disponível comercialmente e é uma combinação de cores única”, disse John Bagnasco, presidente da California Coastal Rose Society e co-presidente do projeto Save the Roses!

Jardineiros particulares estão entre os que preservam rosas. Foto: Divulgação/ Dianne Wiley
Jardineiros particulares estão entre os que preservam rosas. Foto: Divulgação/ Dianne Wiley

O leilão anual da sociedade, que existe há 22 anos, é uma das maneiras pelas quais os colecionadores particulares estão ajudando a impedir a extinção de algumas rosas.

Está ficando mais difícil preservar algumas rosas

Os jardineiros e especialistas em plantas sempre estiveram à mercê do clima, mas as recentes condições de seca, escassez de água e incêndios florestais afetaram alguns jardins em todo o mundo.

“As mudanças climáticas dificultam o cultivo de rosas”, disse Steve Singer, proprietário da Wisconsin Roses. O calor exacerba a presença de ácaros e outros insetos, e as rosas precisam de muita água para crescer, explicou.

Negociando rosas e prevenindo sua extinção

Vários jardineiros particulares não apenas cultivam rosas raras – eles também estão ajudando a preservá-las, trocando-as com outros colecionadores.

“Se achamos que somos o único proprietário, tentamos colocá-los nas mãos de outro”, disse Dianne Wiley, jardineira particular em Idaho. “Se perdermos (uma variedade), isso pode desaparecer para sempre.”

The Arnold, uma variedade de rosas que se pensava estar perdida, está de volta. Foto: Divulgação/ Anita Clevenger
The Arnold, uma variedade que se pensava estar perdida, está de volta. Foto: Divulgação/ Anita Clevenger

Wiley, que está cultivando cerca de 1.400 rosas, disse que tem algumas duplicatas, mas a maioria é de variedades diferentes – e muitas são raras.

Muitas vezes, uma rosa se extingue simplesmente porque não está mais na moda. A maioria das rosas, com algumas exceções, são desenvolvidas e vendidas até que a popularidade dela desapareça.

Fonte: CNN

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ É possível salvar uma roseira quase morta? Sim! Aprenda como recuperar a sua planta

+ Petúnias: 6 dicas para você virar um expert nessa flor

+ Saiba como escolher os vasos certos para suas flores e plantas

Back to top