Como escolher papel de parede para sua sala de estar

Foto de Dan Gold na Unsplash

Se você está pensando em colocar papel de parede à sua sala de estar, há vários pontos-chave que você deve ter em mente antes de fazer um pedido de rolos e mais rolos de material.

No entanto, isso não significa que o processo de design com papel de parede não possa ser divertido. “A sala de estar é como a caixa de joias da casa, onde você pode incorporar algumas peças mais exclusivas que talvez não caberiam em outro lugar”, diz a artista, especialista em revestimento de parede e designer têxtil Kiki Slaughter.

Abaixo, os especialistas dão dicas sobre o que ter em mente quando se trata de aplicação de papel de parede, padrão e seleção de uma opção que melhor complemente seu estilo de design existente.

LEIA TAMBÉM

Opinião impopular: 5 razões pelas quais as paredes brancas são as melhores
11 dicas para decoração de festa minimalista infantil
4 passos fáceis para uma limpeza profissional do piso vinílico

Determine onde seu papel de parede irá

Christina Halasz, da Halasz Designs, recomenda primeiro decidir se você gostaria de criar um recurso ou parede de destaque em todas as quatro paredes da sua sala de estar. “O papel de parede é melhor usado como um ponto focal que pode ser aplicado em paredes atrás de um sofá, na parede da TV ou em uma parede que pode ser vista do corredor para atraí-lo para o espaço”, ela compartilha.

Não importa o que você decida, não se esqueça de considerar outras áreas do espaço que também poderiam se beneficiar de algum toque especial. “Paredes, tetos, portas ou lareiras, existem tantas aplicações para revestimentos de parede”, comenta Kate Davidson, da Kate + Co Design. “Eles enriquecem um espaço sem o investimento em pedra natural ou armários personalizados.” Muitas pessoas também usam papel de parede para cobrir as costas de seus embutidos, o que pode adicionar um interesse visual interessante e também é mais barato do que cobrir todas as paredes.

Preste atenção ao padrão

Você deve considerar cuidadosamente o padrão selecionado para o papel de parede da sua sala de estar, pois isso afetará outras decisões de decoração que você tomar na sala. “Se o papel de parede for um padrão de grande escala, é bom escolher sólidos, texturas e padrões de escala menor para o estofamento”, explica Alexandra Kaehler, da Alexandra Kaehler Design. “Se as paredes forem feitas em uma textura ou padrão mais sutil, você pode acentuá-las com opções de tecido mais ousadas.” Christina Kim, da Christina Kim Interior Design, diz: “Adoro ver padrões de papel de parede em pequena escala em uma sala de estar, pois eles tendem a parecer mais textura do que padrões intensos e são uma ótima maneira de adicionar interesse sutil”.

O tamanho do seu quarto determinará se um design pequeno ou grande é adequado para as paredes. “Padrões de pequena escala funcionam bem para salas menores, permitindo que a sala pareça maior”, explica Halasz. “Padrões e motivos maiores são perfeitos para paredes maiores com tetos altos. Paredes maiores também podem permitir designs mais ousados ​​e ousados.”

Outra abordagem, porém, é optar por um visual mais monocromático. “Outra abordagem chique e inesperada para selecionar o papel de parede é usar uma cor e um padrão correspondentes no papel de parede e nos tecidos do sofá”, compartilha Kim. Apenas certifique-se de selecionar um padrão do qual você não se cansará facilmente, pois substituir seus móveis e redecorar suas paredes seria caro! E não importa o que aconteça, seja cuidadoso com o estilo de papel de parede que você selecionar para que não pareça que foi uma reflexão tardia. Como observa Gray Walker, da Gray Walker Interiors, “o objetivo é unificar o espaço e fazer com que pareça algo que você selecionou desde o início do processo de design”.

Lembre-se de que você também pode evitar um papel padronizado, se preferir. “Você pode elevar a sala com um papel de parede texturizado que não desvie os olhos, mas aqueça o espaço e adicione interesse e personalidade”, diz Heather Lucas, da Lucas Browning Design, destacando a grama como exemplo. “Com essa abordagem, você ainda pode brincar com padrões e cores divertidos nas seleções de tecidos para móveis.”

Atenha-se a um estilo de design de interiores

Pode parecer óbvio, mas você provavelmente não vai querer combinar papel de parede inspirado na geração do milênio com móveis modernos. “Atenha-se a um conceito e estilo de design ao selecionar o papel de parede “, observa Halasz. “Considere como o padrão se relacionará com o estilo dos móveis e a decoração do espaço. O estilo do papel de parede deve complementar e refletir a estética do design da sala.” Halasz oferece algumas dicas a serem lembradas para garantir que o padrão selecionado corresponda ao estilo de design desejado. Se você adora o visual moderno de meados do século, opte por papel de parede com fundo neutro e formas abstratas ousadas em tons de cores frias e quentes e, se você gosta de design de transição, opte por padrões abstratos e tradicionais com uma abordagem atual – o capim é uma ótima opção escolha aqui, diz ela.

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!

Back to top