A parede de tijolinhos expostos adiciona um grande estilo à maioria das casas, um fato com o qual a maioria dos designers de interiores concorda. “É um pouco inesperado e cria uma textura orgânica simplesmente linda”, diz Molly Machmer-Wessels, cofundadora e designer da Woodland Design Company, nos Estados Unidos.
Além disso, “os tijolinhos expostos dão a sensação de que as paredes têm uma história – como se houvesse vários capítulos na história da casa e camadas de sua personalidade”, observa Maggie Griffin, fundadora e designer-chefe da Maggie Griffin Design, nos EUA.
Para realçar esta parte única do seu espaço, nossos especialistas dizem para enfeitá-la. Para fazer isso, no entanto, você precisará das ferramentas certas, bem como de uma visão de design. A seguir, as melhores ideias de decoração e acessórios de suspensão de que você precisa para garantir que tudo fique no lugar (e tenha uma aparência perfeita).
Veja também:
- Paredes com bricks: tendência dos tijolinhos continua em alta e é sinônimo de modernidade
- Tijolinhos: veja diversas opções que vão trazer personalidade e estilo para sua casa
- Tijolinho: conheça a versatilidade dos ‘bricks’ na decoração
Considere um gancho entre os tijolinhos.
Existem alguns métodos diferentes para pendurar um item de decoração neste tipo de parede. “Os ganchos de tijolos são bastante simples de colocar”, explica Tiffanni Reidy, o proprietário da Reidy Creative. “Se você tiver uma linha de argamassa profunda o suficiente, pode usar o tipo que se estende dentro do espaçamento da argamassa.” Reidy lembra que você deve medir o espaçamento da argamassa antes de adquirir essa ferramenta, pois ela vem em tamanhos diferentes de profundidade. “Para usá-los, seu tijolo precisa se destacar da argamassa, criando uma saliência; se a saliência não for profunda o suficiente, eles não funcionarão bem”, acrescenta ela.
Instale ganchos de parede.
Como outra opção, Reidy recomenda buchas de parede, que são parafusos especiais que exigem o uso de uma broca de alvenaria. “Usando a broca de alvenaria, você pode pré-perfurar um furo no tijolo (use uma broca menor do que a âncora de parede) e, em seguida, aparafusar a bucha como qualquer outro parafuso”, observa Reidy. Ela diz que este é o mais simples e resistente de todos os métodos de pendurar e pode lidar com acessórios pesados, como arte em ferro.
Decore à vontade.
Depois de instalar a ferramenta de suspensão, é hora de colocá-la para funcionar. Griffin recomenda adicionar obras de arte à parede para realmente destacar a textura do tijolo. Os objetos de destaque de parede de tijolinhos favoritos de Reidy refletem luz, como espelho, jardins verticais ou luzes. Ela explica que “cada toque decorativo cria uma suavidade ao tijolo, além de lhe conferir uma espécie de brilho vivo, tornando o tijolo um participante mais ativo na concepção do espaço”. Machmer-Wessels sugere prateleiras flutuantes, uma vez que podem criar um contraste divertido, ao mesmo tempo que suavizam o toque industrial que pode vir com este tipo de superfície.
Veja também:
- Família passa 6 horas colorindo cada tijolo da casa com giz
- Rústico e chique: como decorar ambientes de lazer com madeira
- Tendência divertida: balanços suspensos trazem leveza e conforto para o décor de interiores
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br