Como cuidar de móveis, roupas e acessórios de couro. Aumente a vida útil com essas dicas!

Móveis de couro, sapatos e roupas podem começar a mostrar seu desgaste ao longo do tempo. Sujeira, rasgos e até remendos desbotados podem fazer com que suas peças de couro favoritas comecem a parecer um pouco esfarrapadas e desgastadas – e é aí que entra a restauração de couro.

Ao contrário de outros materiais, o couro requer um toque especial, especialmente quando o material é particularmente sem brilho . A seguir, dicas de um profissional de couro para aprender como restaurar seus artigos de couro.

Cuidados para restaurar itens de couro. Foto: Martin Péchy/ Pexels
Cuidados para restaurar itens de couro. Foto: Martin Péchy/ Pexels
Sinais de desgaste

O couro é um material natural e, como nossa própria pele, tem uma maneira específica de nos dizer que precisa de ajuda, diz Jesse Johnstone, presidente da Fibrenew, dos Estados Unidos. “Esses sinais podem incluir o desbotamento da exposição à luz solar excessiva ao longo do tempo”, diz ele. “Essa mesma luz solar pode levar a rachaduras ou descamação do material.” Da mesma forma que o atrito ou a fricção excessiva da pele causam irritação e bolhas, o desgaste diário pode quebrar a integridade estrutural e as características visuais do couro. “Neste cenário, você pode ver rasgos ou rachaduras ocorrerem”, observa ele.

Trazendo o couro de volta à vida

Quando se trata de fazer reparos em móveis de couro, Johnstone diz que é melhor primeiro determinar se seu móvel está de fato danificado (procure rasgos, buracos e desbotamento significativo) ou se simplesmente precisa de limpeza e proteção (verifique a peça quanto a manchas e pequenas descolorações). “Se você determinar que seu couro está danificado, é melhor chamar os profissionais para restaurá-lo adequadamente”, explica ele.

“Se você determinar que seu couro só precisa ser limpo e protegido, ele pode ser candidato a um projeto de bricolage usando os produtos e técnicas adequados.” Johnstone dizem para evitar produtos de crença popular, como azeite de oliva, graxa de sapato ou vinagre e água; esses ingredientes podem causar ainda mais danos aos móveis, mas também aos sapatos, bolsas e outros acessórios de couro.

Veja também:

Em vez disso, ele sugere estabelecer uma regularidade de limpeza e proteção a cada quatro a seis meses e usar uma solução de limpeza de couro testada e comprovada. Seguir as instruções de cuidados da sua peça de couro e da solução de limpeza pode prolongar a vida útil do seu couro e ajudar a mantê-lo como novo por mais tempo.

Se você for comprar um kit para limpar couro, no entanto, certifique-se de examiná-lo completamente. Os kits devem ter cores específicas (você não usaria a mesma solução em um sofá de couro cor de conhaque como em um de mogno escuro) e todos os produtos de limpeza dentro deles devem ser feitos com produtos químicos suaves ou agentes de limpeza. Ao trabalhar com essas fórmulas, use um pano ou aplicador não abrasivo.

Ajuda profissional

Johnstone não aconselha tentar um projeto de restauração de couro por conta própria – algumas coisas realmente são melhor deixar para os profissionais, diz ele. “Existem kits de bricolage disponíveis on-line que prometem resultados como novos em couro danificado – mas quando foi a última vez que você viu um lifting facial perfeito realizado por seu jardineiro?” ele diz.

Veja também:

“Brincadeiras à parte, a restauração de couro é um ofício especializado que requer treinamento, produtos e conhecimento adequados.” É também um investimento, e é por isso que Johnstone observa que o cuidado, a manutenção e a restauração adequados (nas mãos de um especialista) são essenciais para aumentar a vida útil de cada peça.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Back to top