A chave para tornar seu jardim zen é mais do que uma pilha de pedras

A chave para tornar seu jardim zen é mais do que uma pilha de pedras
Foto: Sean Stratton/Unsplash

Se você não assistiu ao “Karate Kid” original em décadas, talvez seja o momento de revisitá-lo, especialmente para apreciar o jardim do Sr. Miyagi sob uma nova perspectiva. Escondido atrás da grande cerca que Daniel pintou, havia um espaço de serenidade. Esse espaço surpreendente incorporava muitos elementos essenciais de um jardim zen.

O Japan Guide elaborou uma lista detalhada dos componentes necessários para jardim de meditação. Entre os elementos destacados pelo Sr. Miyagi estão recursos hídricos, vegetação, pedras, lanternas e um caminho sinuoso de madeira que serve como uma ponte.

5 maneiras fáceis de deixar sua casa com um cheiro incrível
As dicas de Marie Kondo para usar o armazenamento vertical na cozinha
7 maneiras de reutilizar carvão em sua casa e jardim

Nem todos têm um grande espaço disponível para criar um refúgio completo com todas essas características. No entanto, a combinação certa de alguns desses itens pode se ajustar a qualquer espaço ao ar livre, até mesmo uma varanda ou um pátio. Você pode alcançar equilíbrio e harmonia utilizando apenas alguns dos componentes essenciais de um jardim zen, e o melhor de tudo, sem precisar cortar grama.

Escolha seus elementos

Embora seja ideal ter todos os itens da lista do Japan Guide, criar uma colina, uma ilha ou um cenário montanhoso pode não ser viável. Inspire-se na TikToker Stacy Ling da @bricksnblooms, que aproveitou ao máximo seu espaço limitado com três elementos principais: vegetação, pedras e cascalho, e água. Ela formou um caminho de cascalho e pedras, adicionou uma lanterna e incorporou outros componentes típicos de um jardim zen.

Ao planejar seu jardim, comece com os toques que Stacy aprimorou, pois esses são considerados os aspectos mais importantes dos jardins zen. Pedras, cascalho e areia formam a base de uma paisagem, as plantas refletem as estações e a água é essencial para a vida.

Construir um lago ou cachoeira pode não ser viável para todos, mas um bebedouro para pássaros com uma fonte ou borbulhador movido a energia solar, como este design acessível disponível na Amazon, pode substituir um projeto mais complexo. Esses bebedouros atraem pássaros e proporcionam o som relaxante da água em movimento. Para ideias sobre como personalizar seu próprio espaço, veja estes tranquilos jardins zen para seu quintal.

Design consciente do espaço

Os moradores de apartamentos ou sobrados não precisam abrir mão de um jardim zen. Transforme qualquer pátio ou varanda em um refúgio tranquilo com uma variedade de plantas e uma fonte de mesa que inclui iluminação e pedras decorativas, combinando os três ingredientes de um jardim zen em um espaço compacto. Se você tiver uma tomada elétrica perto do seu espaço, este modelo plug-in da Amazon pode aumentar a sensação de calma. Se preferir evitar fios, a Amazon também oferece uma atraente fonte de LED alimentada por bateria com pedras de rio.

Seguir um caminho de cascalho e contemplar o ambiente em seu jardim é agradável, mas pode não ser possível com espaço limitado. Em vez disso, experimente a meditação com um labirinto de dedos, como este modelo de bambu da Amazon. Mesmo sem um espaço ao ar livre, você pode usar essas ideias para transformar um local interno em um canto meditativo.

Se você tem um quintal grande, mas deseja reservar espaço para outras atividades, pode dedicar uma pequena seção para um jardim zen, especialmente em áreas que costumam ser negligenciadas. Torne o seu jardim lateral a estrela do seu espaço ao ar livre com um caminho de cascalho, uma fonte e lanternas brilhantes envoltas em vegetação. Seu jardim lateral pode se transformar no destaque do seu quintal.

Fonte: HouseDigest

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

DecorStyle.com.br
Back to top