Mesmo que você não compre grãos recém-torrados todas as semanas, ainda pode preparar uma ótima xícara de café fresco. Aqui estão algumas dicas importantes a serem lembradas.
Durante anos, a sabedoria entre os especialistas em café tem sido não manter muita quantidade de café armazenada. Então, trate-o como um produto fresco, compre em quantidades menores, e com mais frequência.
+ Esses organizadores de cozinha estão bombando nos EUA e são tendência no decor
+ 5 itens de cozinha que você não precisa – e podem ser um desperdício de dinheiro!
+ 6 utensílios que são essenciais mesmo que você tenha uma cozinha pequena
Embora seja adorável a ideia de poder ir a um café local todas as semanas para comprar um novo saco de grãos recém torrados, às vezes, a correria do dia a dia nos obriga a comprar mais café e estocar. Então, qual é a melhor maneira de mantê-lo sempre fresco?
Para a maioria dos cafés de torrefações de alta qualidade, manter os grãos lacrados nos sacos em que foram embalados ainda é a melhor maneira de garantir o frescor. A maioria dos sacos de café são equipados com válvulas unidirecionais para permitir a liberação adequada de gases CO2 do processo de torrefação, ao mesmo tempo que impede a entrada do oxigênio que pode degradar seus grãos. (Alguns sacos também são lavados com nitrogênio para forçar a saída do oxigênio, o que mantém os grãos frescos por ainda mais tempo.)
Mantenha seu café selado em seu próprio saco até que você esteja pronto para usá-lo, e presumindo que seja usado dentro de dois a três meses de torrefação, você ainda terá uma bebida saborosa.
Armazenar por meses: freezer!
Se você estiver armazenando café por mais do que alguns meses, a solução possível é no freezer. Embora algumas pessoas sejam contra a prática, muitos voltaram a abraçar a ideia – desde que você fique de olho na umidade.
“Se você tiver um saco de café e jogá-lo direto no congelador, ainda selado, está ótimo”, diz Ben Helfen, especialista em Apoio à Educação em Café da Counter Culture Coffee, com sede em Durham, Carolina do Norte, Estados Unidos.
“O segredo é deixá-lo atingir a temperatura ambiente depois de retirado do freezer“, explica Helfen. Permitir que o café se aclimate à temperatura ambiente evitará a formação de condensação nos grãos, o que causará danos estruturais aos grãos e afetará significativamente o sabor. Da mesma forma, é bom evitar armazenar o café em um freezer de alto tráfego ou na frente do seu freezer, onde encontrará mais instabilidade de temperatura e potencial para ganhar umidade.
O café é “higroscópico”, o que significa que absorve internamente a umidade do ar externo – ou de qualquer condensado que se desenvolva no grão. Este é o mesmo motivo pelo qual você deve manter ele bem armazenado, mesmo que não o congele: deixá-lo em um saco simples ou fechado só com um prendedor o tornará mais suscetível ao efeitos da umidade e do oxigênio.
Compra a granel
Desde a pandemia, muitos torrefadores começaram a vender seus grãos a varejo em sacos maiores. Se você gosta de comprar café a granel, há alguns truques que você deve ter em mente para mantê-lo o mais fresco possível.
Enquanto alguns sacos maiores vêm com fechos do tipo ‘zip’, a maioria não vem. Então, recomenda-se dispensar o ar excessivo para fora do saco e fechar fita adesiva.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ 4 truques para acabar com a bagunça da cozinha
+ 6 erros que fazem sua cozinha parecer ainda mais desorganizada
+ Essa é a melhor maneira de organizar sua geladeira. Descubra como fazem os profissionais!