Com o aumento do uso de camas box nos dormitórios, as cabeceiras vêm sendo cada vez utilizadas nos projetos. Porém, o adereço vai muito além do quesito estético para oferecer vantagens como conforto e funcionalidade, pois protege a parede de manchas e arranhões, serve de apoio e encosto, além de poder ser essencial para organização em quartos menores, onde cada espaço deve ser bem aproveitado.
Existem diversos modelos de cabeceiras, como as de adesivo que imitam cabeceiras de camas tradicionais, acolchoadas e painéis de madeira, entre outros, que dão diversas opções para que possamos harmonizar com o estilo de decoração.
+ Cabeceira: fotos com 12 estilos de todos os gostos que vão te inspirar a ter lindos sonhos
+ 4 dicas profissionais para acertar nas cabeceiras em todos os quartos da sua casa
+ Décor do quarto: guia fácil para acertar na escolha da cama, do colchão e da cabeceira
“Madeira e estofado são os materiais mais empregados na cabeceira. Junto com a forma e as dimensões, o primordial é que haja sempre um equilíbrio com a cama”, comenta a arquiteta Marina Carvalho.
A profissional conta com diversos projetos onde as cabeceiras estão presentes nos dormitórios, pois sempre prioriza o bem-estar e a premissa de atender as características do projeto, bem como os anseios e demandas dos seus clientes.
Para quem pretende ter uma cabeceira de cama no dormitório, listamos dicas e alguns projetos da arquiteta.
1) Cabeceira de MDF
A cabeceira de MDF ripada é uma das mais populares no mercado, já que agrega elegância e sofisticação. Uma das vantagens desse modelo de cabeceira é sua versatilidade, uma vez que combina com diferentes estilos de décor.
No caso desse quarto de casal, a arquiteta optou por instalar o MDF ripado, de apenas 3 cm de espessura, para economizar alguns centímetros. Com a cama entre os móveis sob medida, móvel acompanha perfeitamente o planejamento de marcenaria do cômodo, garantindo um bom acabamento.
“Como esse dormitório tem pouco espaço, utilizamos tons claros na cabeceira e no restante da marcenaria para ajudar a aumentar a sensação de amplitude e deixar o ambiente bem leve”, comenta.
2) Cabeceira com papel de parede
O papel de parede na cabeceira da cama proporciona mais personalidade para o dormitório, gerando um destaque visual na área onde fica a parede da cama e permitindo um contraste na decoração. Além disso, vem conquistando boa parte dos moradores por ser instalado de forma prática e ter um baixo custo.
Neste projeto, a cabeceira da cama rouba a cena e chama a atenção logo ao adentrar no cômodo. O papel de parede, que parece pintura, remete à natureza, no qual a escolha do revestimento foi justamente pelo lindo desenho das artistas que assinam a estampa. Mas para que a arte ficasse perfeitamente na cabeceira de cama, foi fundamental a presença de um experiente instalador, de forma que o trabalho ficasse ainda mais expressivo.
3) Cabeceira estofada
Dando um conforto a mais para o quarto, a cabeceira estofada é ideal para apoiar o corpo na hora de ler um livro, ver televisão ou conversar com o seu parceiro. Também tem a função de isolar a parede evitando manchas e sujeiras, além de proteger do frio e umidade.
No quarto do casal, Marina instalou uma cabeceira de linho cinza que acompanha a cor tapete e a parede que foi revestida com o Tartan de Rua, padrão quadriculado de estampas, muito parecido com o xadrez. “Os moradores queriam muito uma cabeceira estofada com esse tecido cinza, que é super resistente e propicia a comodidade que eles tanto desejaram para esse ambiente”, finaliza Marina.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:
+ Quarto de casal: dicas de especialista para escolher cabeceira, mesa lateral e cama
+ 8 cabeceiras cheias de estilo e personalidade para seu quarto ficar mais moderno
+ Cama e cabeceira: como posicionar corretamente os móveis no quarto