Com a designer têxtil e tecelã britânica-chinesa Elaine Yan Ling Ng no comando da marca suíça Nature Squared como sua principal inovadora, a empresa descobriu como transformar resíduos de cascas de ovo de galinha que, de outra forma, iriam parar em um aterro sanitário em uma técnica chamada Carrelé, uma coleção sustentável de azulejos que têm a aparência chique e salpicada de mosaico. “Embora tenhamos tendência a associá-los à fragilidade, [as cascas dos ovos são] na verdade muito fortes e naturalmente resistentes aos raios ultravioleta”, diz Ng.
Feitos à mão nas Filipinas, os azulejos ecológicos começam como cascas de ovo brancas orgânicas de padarias e cozinhas locais. Em seguida, as peças são limpas e trituradas em tamanhos diferentes e lixadas em fragmentos de 3 milímetros. Corantes naturais são adicionados para obter os tons naturais antes que o composto seja torrado.
Carrelé vem em formas quadradas, retangulares e triangulares leves, bem como em quatro cores. Os ladrilhos fáceis de limpar podem ser aplicados em paredes, inclusive em áreas úmidas de banheiros e cozinhas, e há planos de estender o produto para pisos. Ainda melhor: eles são recicláveis, então se você decidir trocá-los por outra coisa daqui a 20 anos, você não precisa se sentir culpado por isso.
Veja também:
- Este mobiliário urbano sustentável é impresso em 3D usando areia. Veja!
- Arquitetura sustentável: ações que contribuem para diminuir os impactos ambientais da obra
- Casa feita de caixas tetra pack: conheça esse projeto de arquitetura sustentável de 64 m²
Veja também:
- Cabana de madeira: estúdio Okko lança casas sustentáveis em São Paulo e região
- Este novo telhado sustentável deixa a casa naturalmente fresca, sem ar condicionado
- Casa sustentável: 5 objetos ecofriendly que prometem facilitar seu dia a dia
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br