As peças da sala de estar da vovó estão de volta à moda — e essas escolhas trazem um charme vintage inconfundível

As peças da sala de estar da vovó estão de volta à moda — e essas escolhas trazem um charme vintage inconfundível
As peças da sala de estar da vovó estão de volta à moda — e essas escolhas trazem um charme vintage inconfundível. Foto: Pexels

O que antes era considerado ultrapassado agora é tendência absoluta no mundo do design de interiores. Sofás florais, porcelanas antigas, mesinhas de canto com rendas e até abajures com franjas, sim, as peças clássicas da sala de estar da vovó estão oficialmente de volta.

Movimentos como o “grandmillennial style” (ou “estilo vovó chique”) e o crescente interesse por elementos nostálgicos vêm conquistando cada vez mais espaço em revistas de decoração, perfis de influenciadores e projetos assinados por designers renomados. E não é por acaso: em um mundo marcado pela incerteza, o lar voltou a ser um refúgio e trazer um toque vintage é, também, uma forma de reconexão emocional.

Perguntei a 2 designers qual é a pior cor para uma sala de estar — e ambos deram a mesma resposta
A sala de estar de Kevin Bacon e Kyra Sedgwick me convenceu: sofá cinza é atemporal e estiloso

“A estética vintage acolhedora oferece conforto visual e sentimental. Essas peças contam histórias e trazem personalidade aos ambientes, além de resgatarem um certo romantismo que faz falta nas casas minimalistas e impessoais”, explica Luciana Meirelles, designer especializada em projetos residenciais com estilo afetivo.

Por que o estilo da vovó voltou?

A tendência é resultado direto do movimento de valorização do artesanal, do retrô e do afeto na decoração. Durante a pandemia, passamos mais tempo em casa e isso resgatou o desejo de criar ambientes com mais significado, história e alma. Assim, o que antes era visto como “antiquado” passou a ser considerado charme retrô.

Além disso, o retorno dos estilos vitoriano, cottagecore e maximalismo organizado reforça a ideia de que a casa pode (e deve) refletir quem somos, incluindo nossas raízes e memórias familiares.

Foto: Pexels

6 peças da sala da vovó que estão em alta na decoração

Se você quer aderir a essa estética afetiva e charmosa, aqui estão os itens que estão dominando as salas de estar mais estilosas e que parecem ter saído direto da casa da sua avó (no melhor sentido possível):

1. Sofás florais e com estampa jacquard

Os sofás com tecidos floridos, adamascados ou em veludo estampado voltaram com força. Misture com almofadas bordadas ou em crochê para um efeito ainda mais autêntico.

2. Cristaleiras e armários com portas de vidro

Antes reservadas para guardar taças e porcelanas finas, agora ganham espaço como vitrines afetivas. Vale usá-las para exibir livros antigos, cerâmicas artesanais ou objetos de coleção.

3. Abajures com cúpula de tecido e franjas

Combinam com luz quente e criam um clima intimista. Os modelos com estrutura dourada ou base de cerâmica pintada são puro charme vintage.

4. Mesas de canto e aparadores de madeira escura

Peças em nogueira, imbuia ou cerejeira voltam a ganhar destaque. Aposte em móveis com curvas suaves e acabamento encerado para reforçar a estética retrô.

5. Poltronas com encosto capitonê ou acabamento em tapeçaria

Ícones do conforto, essas poltronas são ótimas para criar um canto de leitura cheio de estilo. Combine com um tapete persa ou oriental para um toque a mais.

6. Toalhinhas de crochê, bordados e rendas

Elas aparecem sobre móveis, bandejas e até como enfeites em molduras e quadros. São detalhes delicados que resgatam memórias afetivas e artesanato tradicional.

Como atualizar o visual sem deixar a casa com cara de museu

O segredo está no equilíbrio entre o antigo e o contemporâneo. Use peças herdadas ou garimpadas, mas misture com elementos modernos como luminárias minimalistas, quadros contemporâneos ou cores neutras nas paredes para evitar um visual datado.

“O vintage bem aplicado conversa com o presente. Não se trata de copiar literalmente uma sala dos anos 1950, mas de incorporar texturas, padrões e objetos com história dentro de um projeto atual e coeso”, diz Luciana.

Incorporar o estilo da sala da vovó é mais do que seguir uma tendência é abraçar o conforto emocional através do design. Ao trazer esses elementos para dentro de casa, você não apenas adiciona charme e originalidade, mas também cria um ambiente que celebra memórias, afetos e identidade.

Então, da próxima vez que visitar o sótão da sua avó (ou um brechó de móveis antigos), olhe com outros olhos: você pode estar diante da peça que vai transformar sua sala com um toque irresistivelmente vintage.

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

DecorStyle.com.br
Back to top