Mesmo que os desafios com o Coronavirus sejam minimizados em 2021, a designer de interiores Taniya Nayak acredita que a pandemia nos fez reconsiderar a forma como usamos e vivemos em nossas casas. Com isso em mente, foram desenvolvidas as tendências de design de interiores que ajudarão os consumidores a abraçar uma nova maneira de viver no Ano Novo.
“Nossa definição de ‘casa’ evoluiu devido à variedade de atividades que agora ocorrem sob o mesmo teto, o que significa que não só precisamos adicionar funcionalidade aos nossos espaços, mas também examinar como eles nos fazem sentir”, diz Nayak.
Tradicionalmente, as tendências de decoração fornecem inspiração para dar uma nova vida a uma casa. Embora essas tendências certamente estimulem o estilo e a criatividade, também ajudam a estabelecer diferentes áreas para diferentes necessidades.
Veja também:
- 6 tendências de design de interiores para 2021
- Você sabe quais são os 7 elementos do design de interiores?
- Como será o futuro do design de interiores pós-pandemia?
De acordo com Nayak, existem várias maneiras dos consumidores projetarem áreas de trabalho que sejam pessoais e funcionais. Desde a criação de um refúgio relaxante até a definição de um local de diversão, aqui estão as cinco principais tendências domésticas que ajudarão a desenvolver um novo estilo de vida em 2021:
1. Descanse com calma
“Nossos espaços de vida influenciam muito nossa saúde física e emocional, por isso é importante formar ambientes que promovam descanso e relaxamento – especialmente em nosso clima atual”, explica Nayak.
Para cultivar um refúgio que seja um santuário do estresse diário, incorpore camadas aconchegantes e cores suaves, como tons de marrom e cinza suave.
Outra maneira de incorporar essa tendência é isolar os acabamentos das janelas e pintar de preto para enquadrar a vista para lado de fora.
2. Alimente-se bem
Seja um jantar romântico, um jantar em família ou um encontro com um pequeno grupo de amigos, a comida une as pessoas e essa tendência é projetar um espaço que seja convidativo, não importa a ocasião.
Para fazer isso, adote os tons deslumbrantes que a natureza traz para a mesa com cores inspiradas em produtos frescos como couve, tomate e pimentão. Armários, a ilha ou as paredes de uma copa com uma cor rica e vibrante criarão uma estética que fará com que todos se sintam bem-vindos.
3. Trabalhe duro
Um efeito de longo prazo do COVID-19 para muitos será a continuação do trabalho remoto e viagens menos frequentes ao escritório.
Então, para garantir que seu espaço de trabalho inspire produtividade, Nayak recomenda implementar um design que seja fácil de manter organizado e que estabeleça limites claros entre trabalho e lazer.
Portanto, considere uma paleta que combina tons neutros e incorpora um pequeno toque de cor, como aqua, uma obra de arte ou uma parede de destaque, para ficar alerta ao longo do dia.
Veja também:
- 16 piores tendências de design de interiores de todos os tempos
- As 5 tendências de design de interiores de 2020 que vieram para ficar
- 10 coisas que um designer de interiores nunca teria em seu quarto
4. Viva bem
Durante esta pandemia, nos deparamos com calendários sociais mais calmos, que preenchemos com atividades como ler, ouvir música ou jogar, e renovamos o amor por esses momentos felizes.
“Arranje tempo para essas atividades e momentos mais lentos, mesmo após o fim da quarentena, designando um espaço que exala facilidade e familiaridade.”, comenta Nayak. A infusão de cores ricas e amigáveis, como marinho, carvão e conhaque, e a integração de texturas quentes, como cobertores de malha e sofás de couro macio proporcionarão esse visual atemporal e casual, mas chique.
5. Divirta-se bastante
Esta tendência engloba a sensação de brincar com tons vivos e alegres, acessórios leves e tecidos brilhantes, que produzem uma sensação de diversão e um design que não se leva muito a sério.
Por fim, pode-se incorporar projetos ‘faça você mesmo’, como pintar padrões geométricos ousados em uma parede de destaque no porão ou na sala de jogos, ou pintar à mão um design exclusivo em vasos externos para adicionar um elemento de alegria.
Veja também:
- Designer de interiores conta segredos para economizar espaço
- 6 truques designers de interiores usam para um quarto mais aconchegante
- 10 erros na decoração de casa que os designers de interiores detestam
Foto: Terje Sollie
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br