Hoje em dia, como as pessoas passam muito tempo em casa, faz sentido que cada vez mais se dediquem à jardinagem como um hobby. Mas e se o espaço do seu quintal não for propício para o plantio? Jardim vertical é a solução!
Veja também:
- 7 ideias de decoração fáceis para transformar as paredes da sua casa
- 7 maneiras de estilizar e decorar a parede com prateleiras
- 17 ideias originais do Instagram para decorar sua parede
Não tema, amantes das plantas – você pode tentar a sorte em uma parede viva ou jardim vertical para atualizar sua casa. Aqui estão quatro dicas antes de começar:
1. ESCOLHA A LOCALIZAÇÃO CORRETA
Se a parede desejada está em uma sala que não recebe muita luz natural, pense novamente. Pois o melhor lugar para o seu jardim vertical é uma parede onde a luz permitirá que uma grande variedade de plantas cresça.
2. ESCOLHA AS PLANTAS CERTAS
Agora que você selecionou sua parede, decida se deseja apresentar apenas um tipo de planta ou diversas variedades. Se você escolher o último, aprenda quais plantas podem coexistir e ter necessidades semelhantes (luz, temperatura, água) e rotinas de cuidado. Ou seja, as melhores plantas de jardim vertical costumam ser longas e semelhantes a videiras, como um filodendro (imbé) ou jibóia (também conhecida como hera do diabo), pois elas cobrirão a maior parte do seu espaço e ajudarão a criar uma aparência geral verde.
Veja também:
- Dicas fáceis para acertar na escolha do sofá, da cortina e do tapete da sala
- Paletes: 10 camas fáceis de fazer para todos os estilos
- Sonha em ter uma casa digna do Instagram? Inspire-se nesse apartamento de NY
3. MONTE-OS CORRETAMENTE
Esta é a parte criativa. Então, você pode construir suas próprias armações para encaixar na parede, comprar uma variedade de vasos angulares para pendurar por toda parte ou comprar armações prontas – as opções são infinitas. Contudo, ao organizar o layout, certifique-se de considerar o espaçamento entre as plantas para que tenham espaço suficiente para crescer ao longo do tempo.
4. MANTER, MANTER, MANTER.
Por fim, você não só terá que regar as plantas, como também limpar a parede, os vasos e as próprias plantas de vez em quando para evitar o crescimento de musgo e afastar os insetos. Além disso, você deve aparar as plantas ocasionalmente para manter sua parede com aspecto nítido. No entanto, para uma opção de baixa manutenção, você pode instalar um sistema de irrigação automática que cuidará dessa etapa para você.
Veja também:
- Galery wall: guia fácil para você montar em casa sem erro
- Antes e depois: esta decoração impressionante de parede vai te inspirar
- As 5 tendências de design de interiores de 2020 que vieram para ficar
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br