Arquiteto cria com inteligência artificial como serão os arranha-céus do futuro

O arquiteto Manas Bhatia tem uma visão ousada do futuro, onde arranha-céus residenciais cobertos de árvores, plantas e algas atuam como “torres de purificação do ar”.

Em uma série de imagens detalhadas, o arquiteto e designer computacional de Nova Délhi, Manas Bhatia, deu vida à ideia. Seus arranha-céus do futuro ficam acima de uma metrópole futurista, onde as formas curvas são inspiraçõs da natureza. Mas, as fotos não são inteiramente de sua própria imaginação.

+ Moradores de arranha-céu de 425 metros em NY relatam problemas ‘catastróficos’ de viver nas alturas

+ A China restringiu as cidades menores do país de construir “arranha-céus”

+ Arranha-céu com vazio central é projetado para ‘criar conexão’ em Seattle

Com ajuda da inteligência artificial, arquiteto cria design de prédios do futuro. Fotos: Divulgação/ Manas Bhatia
Com ajuda da inteligência artificial, arquiteto cria design de prédios do futuro. Fotos: Divulgação/ Manas Bhatia

Para seu projeto conceitual, “AI x Future Cities”, Bhatia recorreu a uma ferramenta de imagem de inteligência artificial, Midjourney, que gera imagens elaboradas com base em instruções escritas. Usando uma série de descrições de texto – com frases como “torres futuristas”, “tecnologia utópica”, “simbiótico” e “material bioluminescente” – Midjourney produziu uma série de imagens digitais que Bhatia ajustou ainda mais aprimorando as instruções.

Bhatia disse que pode levar até 20 minutos para fazer cada uma das obras de arte surreais. Ele refinou suas descrições quase 100 vezes por projeto, editando e adicionando ao texto até alcançar os resultados desejados antes de limpar as imagens usando o Photoshop.

“A parte de tentativa e erro é a mais divertida”, disse o arquiteto. “Usamos a inteligência artificial para criar imagens e, no processo, ela melhora com o tempo.”

Em outro projeto, intitulado “Arquitetura Simbiótica”, Bhatia imaginou um futuro em que os edifícios são feitos de materiais vivos. Portanto, usando palavras-chave como “gigante” e “oco”, ele produziu imagens do que chamou de “futuro utópico”, no qual apartamentos ficam dentro de árvores do tamanho de sequoias.

Por fim, ele diz que se inspirou em Hyperion, uma sequoia de 115 m de altura na Califórnia, a árvore viva mais alta do mundo. Mas ele também se inspirou em seu trabalho no escritório de arquitetura Ant Studio, cujos projetos incluem a reforma de edifícios com novas fachadas para incentivar a ventilação natural e reduzir o consumo de energia.

Fonte: CNN Style

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Resort de luxo Four Seasons será em arranha-céu com jardim vertical mais alto do mundo. Saiba detalhes!

+ Maior arranha-céu residencial do mundo será construído no Brasil

+ 15 projetos de arranha-céus que ganharam o concurso mundial eVolo 2022

Back to top