Áreas molhadas: como escolher os pisos certos e evitar o risco de acidentes

A escolha correta de um piso vai muito além do gosto estético – cada ambiente da casa conta com uma necessidade específica e pede por características adequadas para garantir segurança e praticidade. Isso é ainda mais importante quando se trata de áreas molhadas ou externas, que, com a água da chuva ou banho, pode levar a diversos acidentes domésticos.

“Pisos para áreas molhadas necessitam de um maior coeficiente de atrito, atendendo às principais normas de desempenho”, aponta Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica.

Foto: Divulgação/Incepa

Segundo Christie, para entender sobre os acabamentos ideais para áreas externas e molhadas, é necessário se atentar ao coeficiente de atrito de cada peça. “O coeficiente de atrito corresponde à medida que caracteriza uma superfície quanto à facilidade ou não de escorregamento”, explica. Quanto maior o coeficiente, mais antiderrapante é o revestimento. “De acordo com a norma de produto, um revestimento para área interna pode ter um coeficiente de atrito menor do que 0,40. Áreas externas e molhadas, por sua vez, pedem por um coeficiente maior do que 0,40”, indica.

Veja também:

Para atender às necessidades do lar de forma completa, o mercado conta com linhas de diferentes níveis de resistência ao escorregamento.

Linha Quartzita, da Incepa, conta com acabamento ABS

“Isso garante um produto com aderência 30% maior do que outros acabamentos tradicionais”, aponta Christie Schulka. Por esse motivo, é a opção adequada para áreas molhadas, onde a resistência ao escorregamento é fundamental. “Nossas linhas ABS podem compor belos decks de piscina, por exemplo, ou serem utilizadas na área do box”, indica.

Linha Calacata, da Incepa, conta com acabamento Grip

Além da segurança aliada a esses acabamentos, as linhas para áreas molhadas contam com uma diversidade de texturas e cores. “Nos valemos de nossa tecnologia de impressão HD para traduzir, no porcelanato, a estética de mármores, cimentícios, madeiras e outros”, diz Christie. São revestimentos perfeitos para todo estilo de projeto, do clássico ao contemporâneo.

Veja também:

Fotos: Divulgação/Incepa

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Back to top