A Arábia Saudita revelou projetos para seu ambicioso projeto urbano “The Line”, apresentado como uma cidade em um único edifício no deserto que se estenderá por 170 quilômetros e abrigará 9 milhões de pessoas.
Parte do projeto Neom, a cidade proposta ficará no noroeste do país do Golfo, perto do Mar Vermelho, de acordo com um anúncio do príncipe herdeiro do reino, Mohammed bin Salman. The Line é um edifício de 200 metros de largura que atua como uma cidade vertical, projetada para ficar a 500 metros acima do nível do mar. E, além disso, ele terá 34 quilômetros quadrados, de acordo com o comunicado de imprensa.
+ Hospital de Bangladesh é eleito o melhor edifício do mundo. Veja detalhes!
+ Edifícios mais feios: começa o concurso para celebrar a arquitetura feia. Saiba mais!
Embora os detalhes sejam escassos, aqueles por trás do projeto afirmam que o The Line funcionará inteiramente com energia renovável, sem estradas, carros ou emissões. O trem de alta velocidade conectará seções do edifício.
Investimento no turismo
Os críticos lançaram dúvidas sobre se o projeto é tecnologicamente viável, enquanto outros descreveram-no como “distópica”. The Line faz parte de um plano para competir com seus vizinhos do Golfo, como Dubai e Abu Dhabi, com locais de viagens e para remodelar a economia do reino.
Com o objetivo de atingir 100 milhões de visitantes anuais até o final da década, espera-se que o aumento impulsione a economia local em bilhões de dólares.
No entanto, a Arábia Saudita continua a ser atormentada por críticas sobre seu histórico de direitos humanos. Em março, 81 homens foram executados na maior execução em massa em décadas. Enquanto isso, bin Salman aprovou a operação para capturar ou matar o jornalista saudita Jamal Khashoggi, de acordo com um relatório da inteligência dos EUA.
Por fim, confira o vídeo com mais detalhes desse projeto:
Fonte: CNN Style
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:
+ A maior esfera do mundo custa R$ 10 bilhões e inaugura em 2023
+ Qual é o edifício mais torto do mundo? Dica: ele não fica em Pisa!
+ 9 edifícios que nos mostram que já vivemos no futuro (essa foto é no Brasil, você sabe onde?)