Ama o minimalismo? Designers dizem que estas 8 tendências vão dominar este ano

Ama o minimalismo? Designers dizem que estas 8 tendências vão dominar este ano
Ama o minimalismo? Designers dizem que estas 8 tendências vão dominar este ano. Foto: Pexels

O maximalismo pode ter tido seu momento de destaque, mas não há como negar que o minimalismo no design veio para ficar. Este ano, porém, o minimalismo não se trata mais apenas de eliminar a desordem; trata-se de encontrar beleza na contenção e elevar os elementos importantes do espaço, diz a designer de interiores Rachel Blindauer.

“A mudança é em direção a um minimalismo mais intencional , que não seja frio ou austero, mas sim profundamente reflexivo do estilo pessoal e do bem-estar”, diz ela. “Trata-se de projetar espaços que sejam calmos e propositais — um equilíbrio delicado entre simplicidade e sofisticação.”

Cluttercore: a tendência de decoração maximalista que valoriza o excesso — mas com charme e intenção
Essas 5 cores de tapetes sairão de moda em 2025, segundo especialistas em design de interiores

Aqui estão oito ideias minimalistas de design e decoração que os designers estão adorando para 2025, segundo o site The Spruce.

Armários de frente plana

Mark Tremblay, da Marc-Michaels Interior Design, afirma que uma de suas maneiras favoritas de adotar o minimalismo em casa em 2025 é com armários com frente plana. Eles oferecem um visual elegante, mas permanecem práticos e funcionais.

A melhor parte é que esse estilo de armário não se limita à cozinha. Experimente-os no banheiro ou até mesmo no quarto, usando guarda-roupas embutidos.

Dica profissional: mantenha os armários e guarda-roupas alinhados com a parede para um visual minimalista e uniforme.

Crédito: Design de interiores Marc-Michaels / Foto de Jessica Glynn

Opte por paletas de cores neutras com profundidade sutil

Os designers concordam que paletas de cores neutras serão a base do minimalismo em 2025. No entanto, não estamos falando de interiores frios e planos aqui — muito pelo contrário.

Este ano, paletas de cores neutras serão criadas com calor e profundidade em mente, sobrepondo vários tons e nuances para criar um contraste sutil e um ambiente convidativo.

Incorporar texturas diferentes também é uma ótima maneira de criar profundidade em um espaço neutro, diz Blindauer. Pense em materiais táteis como linho, lã e pedra lisa.

“Uma parede texturizada ou um sofá estofado em linho podem adicionar a quantidade certa de aconchego”, diz ela.

Priorize superfícies sem bagunça

Embora espaços organizados possam não ser o objetivo principal do minimalismo de 2025, o princípio da organização sem bagunça ainda se mantém. É particularmente significativo para superfícies como mesas laterais, balcões e prateleiras, diz Tremblay.

Sempre que possível, limite o número de itens em uma superfície a apenas um ou dois — por exemplo, um abajur e outro item, como um livro ou uma vela. Isso ajudará a criar espaços calmos, serenos e convidativos, sem desordem visual.

Use armazenamento oculto funcional

O armazenamento oculto funcional é uma ótima maneira de manter a desordem no seu espaço ao mínimo, sem excesso de móveis de armazenamento volumosos.

“Veremos um uso mais criativo de armários embutidos , como cozinhas onde os armários não se misturam apenas com as paredes, mas se integram perfeitamente à arquitetura”, diz Blindauer. “Pense em espaços onde os eletrodomésticos são quase invisíveis ou onde gavetas e armários ficam alinhados com a parede, criando um fluxo ininterrupto.”

Além de armários, você pode utilizar armazenamento oculto em lugares como assentos (pense em pufes e compartimentos para armazenamento embaixo do assento), camas, armários e muito mais.

Crédito:@houseofchais / Instagram

Opte por móveis esculturais

Móveis esculturais podem transformar um espaço minimalista de insípido em imersivo e convidativo. De acordo com Blindauer, estamos prestes a ver muito mais designs minimalistas incorporando móveis com elementos e silhuetas esculturais chamativos .

“As peças que escolhemos para espaços minimalistas devem ser como obras de arte em si mesmas — elegantes, simples e esculturais. Sou atraída por móveis que combinam linhas limpas com formas orgânicas — pense em um sofá suavemente curvo, uma mesa de centro com bordas suaves e arredondadas ou cadeiras com estruturas minimalistas, mas com materiais substanciais e luxuosos”, diz ela.

Incorpore materiais naturais

Segundo Blindauer, uma das tendências mais empolgantes para interiores minimalistas em 2025 é a integração da natureza ao design — e não apenas com plantas decorativas ocasionais. O minimalismo está cada vez mais adotando materiais naturais como madeira e pedra como parte central do design, resultando em espaços minimalistas que transmitem uma sensação de aconchego, tranquilidade e acolhimento.

“Uma mesa de jantar de madeira maciça, sem excesso de polimento, mas com acabamento que realça os veios naturais da madeira, ou uma lareira de pedra com linhas suaves, darão firmeza ao espaço, ao mesmo tempo em que oferecem beleza orgânica. Trazer o verde para o design por meio de plantas com qualidades esculturais — como figueiras-lira altas ou vasos minimalistas — também continuará sendo um pilar fundamental”, diz ela.

Exiba arte pessoal e objetos significativos

Outro avanço empolgante na decoração minimalista em 2025 é o retorno da narrativa por meio de objetos pessoais e lembranças no design. Você não encontrará mais peças aleatórias de decoração padronizadas em espaços minimalistas.

Em vez disso, as peças expostas serão cuidadosamente selecionadas e carregarão significado pessoal ou sentimental. Uma mudança do frio e austero para o caloroso, pessoal e convidativo, diz Blindauer.

“Uma única pintura com significado pessoal, um vaso feito à mão ou um artefato antigo não só darão personalidade ao espaço, como também evocarão uma sensação de conexão e aconchego”, diz ela. “Esses objetos significativos servirão como pontos focais sutis que nos lembrarão que, mesmo no minimalismo, há espaço para o profundamente pessoal.”

Escolha peças chamativas

Por fim, Tremblay afirma que peças esculturais marcantes serão uma tendência no minimalismo de 2025. Pense em uma obra de arte chamativa, uma escultura grande ou uma instalação dramática.

Essas peças impressionantes servirão como pontos focais no espaço, adicionando drama e interesse visual sem a necessidade de excesso de decoração. Ele prefere grandes peças de arte abstrata ou decoração escultural funcional, como luminárias, para um visual minimalista e integrado.

Fonte: The Spruce

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

 

DecorStyle.com.br
Back to top