A água sanitária pode ser uma maneira eficaz de evitar germes, incluindo o novo coronavírus (é um dos desinfetantes recomendados, juntamente com álcool e sabão/sabonete). Mas você precisa seguir as instruções de especialistas para desinfetar adequadamente, como diluir a água sanitária nas proporções adequadas e misturar a solução imediatamente antes de usar.
Imagens: Reprodução
Aqui estão alguns erros comuns que você pode estar cometendo:
Você precisa diluir água sanitária (com água) para desinfetar
Pode parecer estranho adicionar água na água sanitária, mas a diluição é realmente o passo mais importante na desinfecção eficaz. De acordo com o Instituto de Pesquisa Scripps, a água sanitária é mais eficaz para matar germes quando diluído do que quando usado diretamente da garrafa. (Mas nunca misture água sanitária com qualquer outra coisa que não seja água.)
Se você estiver desinfetando uma superfície dura e não porosa, como uma maçaneta ou torneira, para se proteger contra o novo coronavírus, o recomendado é o uso desta solução: misture 4 colheres de chá de água sanitária por litro de água. As outras recomendações para aplicação de água sanitária incluem garantir que a solução fique agindo por um tempo de pelo menos um minuto na superfície e permitir ventilação adequada durante e após o uso.
Veja também:
- Coronavírus: casa com suspeitos ou infectados confirmados deve receber reforço na limpeza
- Este método de limpeza super fácil vai salvar você e sua casa na quarentena
- Faxina e desinfecção doméstica na era do coronavírus
Não aplique sua solução de água sanitária com um frasco de spray
Se você diluir a água sanitária em um frasco de spray comum, ele poderá reagir com as partes metálicas do bico de pulverização do gatilho e causar ferrugem, o que pode reduzir ainda mais a eficácia do limpador.
Se você estiver usando uma solução de água sanitária diluída em casa, o melhor método é aplicá-lo com um pano molhado o suficiente com a água sanitária diluída para permitir que a superfície que você está higienizando permaneça visivelmente molhada por pelo menos um minuto de tempo de contato.
Os sprays comerciais que contêm água sanitária são embalados com possíveis reações em mente, e quaisquer peças de metal em sua montagem são tratadas especialmente para evitar uma reação de ferrugem com a água sanitária.
Não use água sanitária diluída há muito tempo para desinfetar
Há uma validade na solução de água sanitária diluída. Como o produto é mais instável em sua forma diluída, o que faz com que ela se degrade com eficácia, a melhor prática é misturar sua solução de água sanitária instantes antes de cada aplicação. A água sanitária diluída pode se degradar devido à temperatura, luz ou contaminação, causando a decomposição do ingrediente ativo em sal e água. Se você quiser usar água sanitária para desinfetar, use uma solução recém-misturada.
Não terá tempo para preparar uma solução toda vez que for necessário desinfetar uma superfície? Uma alternativa é pular a etapa de diluição usando um produto desinfetante que já contém água sanitária em sua composição. Esses desinfetantes industrializados permanecem estáveis nas prateleiras por mais tempo, e o rótulo informa exatamente quanto tempo é seguro armazenar e usar.
Veja também:
- Coronavírus: como higienizar a casa em época de pandemia?
- Chega de bagunça! Use um truque para organizar rapidamente sua casa
- Pisos de madeira: como limpar e manter de um jeito simples
Mesmo água sanitária concentrada deve ser jogada fora depois de algum tempo. Normalmente, depois de abrir um recipiente de água sanitária, ele deve ser usado dentro de três meses ou descartado devido à sua incapacidade de desinfectar, de acordo com o American Cleaning Institute.
Sempre que você abre uma garrafa de água sanitária, a primeira coisa a fazer é marcar a data na garrafa com um marcador permanente.
Veja também:
- Corona: três dicas para higienizar o sofá em casa
- Coronavírus: cuidados de desinfecção ao ir e voltar do supermercado