A varanda da casa costuma servir como ponto de boas-vindas para qualquer casa, transmitindo sentimentos de calma, energia e conexão com o interior da residência e o mundo natural ao seu redor.
Se você visitar o sul dos Estados Unidos, ficará agradavelmente surpreso ao encontrar uma faixa de azul inesperada no teto da varanda. Essa cor comum, geralmente um azul cremoso pálido com um toque de verde, domina a parte inferior da varanda em muitas cidades alinhadas com fileiras de propriedades arquitetonicamente impressionantes em áreas como Charleston e Nova Orleans.
+ 6 tendências de cores para quarto em 2024
+ 6 maneiras simples e elegantes de deixar sua sala de estar mais bonita
+ 4 razões para você parar de comprar sofás brancos
A razão para essa escolha é divulgada como uma forma de impedir que pássaros e insetos optem por fazer ninhos na varanda. Segundo alguns moradores, a cor engana os invasores fazendo-os pensar que é o céu ou o mar. Confusos, eles geralmente seguem em frente para fazer sua casa em outro lugar.
Mas pintar o teto da varanda da sua casa com esta linda cor repelirá pragas como vespas, aranhas e andorinhas? De acordo com especialistas, talvez não. Mas o azul claro ainda é um tom bonito com uma longa história cultural e arquitetônica?
Sim! Pode ser a cor perfeita para tornar sua varanda relaxante, elegante e acolhedora.
Conheça a história
A crença de longa data de que os tetos azuis das varandas confundem insetos e pássaros pode ser apenas uma mistura de lenda cultural e urbana. Muitas vezes chamada de “azul haint”, as propriedades da cor têm raízes na cultura Gullah Geechee de africanos escravizados, que nutriam a crença de que a cor poderia repelir “haints”, uma palavra para espíritos inquietos ou fantasmas.
Esses espíritos ficavam confusos com o azul e acreditavam que era água, que não podiam atravessar. A cor era frequentemente usada como uma forma de afastar fantasmas e até insetos de uma casa em seu ponto de entrada mais comum.
De acordo com especialistas em tintas da Sherwin Williams, no entanto, as propriedades de proteção são uma lenda não comprovada com base em outros fatores contribuintes, por Real Simple. Isso inclui o fato de que a tinta popular era historicamente uma variedade de tinta láctea feita com lixívia, que tem um fator de dissuasão comprovado contra insetos.
Embora baseada no cheiro e não em truques visuais, a associação de tetos azuis e varandas livres de pragas permaneceu. No entanto, muitos proprietários ainda juram que mesmo as marcas modernas de azul suave funcionam para manter os insetos afastados.
O fascínio do azul pálido
Embora uma faixa de sobrecarga azul não afaste insetos e pássaros, pode ser uma cor bonita para esta área frequentemente esquecida que recebe os hóspedes. O azul claro é um tom geralmente associado à calma, paz e diversão, tornando-o perfeito para este importante ponto de entrada da sua casa. É também uma cor que reflete o mundo natural ao seu redor, seja a abertura do céu ou o mar das moradas à beira-mar.
Por causa de suas associações culturais e rumores de qualidades à prova de insetos, também é uma cor que acabou de entrar no estilo arquitetônico, e usá-lo é uma maneira clássica e elegante de chamar a atenção para um pouco de surpresa e deleite. “As pessoas pintam o teto da varanda de azul porque a cor parece emular o céu natural e faz com que as horas do dia pareçam durar um pouco mais”, disse Sue Wadden, diretora de marketing de cores da Sherwin-Williams, ao Real Simple.
Embora possa não manter insetos e pássaros longe de seu cabelo enquanto desfruta de longas noites de verão, ele lhe dará algo bonito para contemplar enquanto relaxa com um copo de chá gelado em uma longa noite de verão.
Fonte: HouseDigest
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!