
Regar o gramado corretamente é fundamental para mantê-lo saudável e viçoso. Mas, apesar dos seus esforços, é fácil regar demais ou de menos.
Mesmo que você tenha um sistema de irrigação automatizado para o gramado, ainda precisa intervir de vez em quando para ajustar a programação de acordo com o clima. Por exemplo, em um mês excepcionalmente chuvoso, você precisará pular algumas das suas sessões normais de irrigação. Mas se o mês seguinte estiver excepcionalmente seco ou quente, pode ser necessário adicionar algumas sessões extras de irrigação para evitar que o gramado resseque.
+ O segredo da horta perfeita de Martha Stewart? Estacas de bambu para tomates e uma técnica infalível
+ O lounge ao ar livre de Jennifer Aniston é a definição do estilo de vida californiano — veja como recriar esse espaço sofisticado
Um dos maiores erros que todos cometem ao regar o gramado, no entanto, é regar no horário errado. Para minimizar a perda de água por evaporação e prevenir doenças fúngicas, o melhor horário para regar o gramado é entre 5h e 9h da manhã.
No entanto, nem sempre é prático para todos os jardineiros regar o gramado de manhã cedo, especialmente se não tiverem um sistema de irrigação automatizado para fazer isso. Portanto, se você não puder regar cedo, precisará adaptar sua rotina de irrigação para compensar os riscos de regar mais tarde. Veja por que regar pela manhã é a melhor opção para o seu gramado e o que fazer se você não puder regá-lo tão cedo.
Como maximizar os benefícios da irrigação matinal
As primeiras horas da manhã, entre aproximadamente 5h e 9h, são quando as temperaturas são mais amenas e os ventos mais calmos. Esse é o horário ideal para aproveitar ao máximo o sistema de irrigação do seu gramado, pois a maior parte da água aplicada penetra no solo. Isso também aumenta as chances de regar todo o gramado de maneira uniforme, já que há menos chance de ventos fortes soprarem água, fazendo com que algumas áreas fiquem supersaturadas enquanto outras não recebem água suficiente. Por fim, esse período ainda é próximo o suficiente do dia para que a grama não fique molhada por mais tempo do que o necessário, o que pode ajudar a diminuir o risco de doenças se espalharem pelo gramado.
No entanto, o tempo exato depende do seu clima e da época do ano. Seu objetivo é encontrar aquela janela quando o sol ainda não secou o orvalho no chão, para que o risco de evaporação da água seja baixo, mas não tão cedo a ponto de sua grama ficar molhada por horas antes que o sol e o vento no final do dia possam secá-la.
Para jardineiros em climas mais frios ou durante os meses mais frios da primavera e do outono, isso pode significar esperar até mais perto das 9h ou até mais tarde. Já aqueles em climas mais quentes ou durante as semanas mais quentes do verão podem precisar mudar sua programação para mais perto das 5h, pois o orvalho no solo já secou bem antes das 9h. Independentemente de onde você esteja, pode ser interessante ajustar o tempo ao longo da estação de cultivo para levar em conta as mudanças de temperatura e luz do dia durante a primavera, o verão e o outono.
O que fazer se você não puder regar seu gramado cedo o suficiente
Embora o início da manhã seja o ideal, nem sempre é prático. Se você não tem um sistema automatizado e está muito ocupado pela manhã para tirar um tempo para cuidar do gramado, nem tudo está perdido. O segundo melhor horário para regar o gramado é à noite, por volta das 20h. A rega noturna ainda oferece a vantagem de menos evaporação, com até 50% menos perda de água em comparação com a rega diurna.
No entanto, deixar a grama molhada a noite toda pode aumentar o risco de doenças. Para minimizar esse risco, é ainda mais importante regar profundamente, mas com pouca frequência, se for regar à noite. Dê ao seu gramado toda a água necessária para a semana em uma única aplicação, para que a grama fique seca pelo resto da semana. Também ajuda guardar a mangueira em um galpão ou área sombreada para evitar regar o gramado com água quente que ficou esquentando o dia todo.
O horário mais quente do dia é entre 10h e 16h. É nesse horário que você perde mais água por evaporação — até 30%, dependendo do vento, da temperatura e da umidade do dia. Se você realmente precisar regar durante esse horário, lembre-se de aumentar a irrigação para compensar a evaporação. Com uma perda de 30%, seu gramado recebe apenas cerca de 1,8 cm para cada 2,5 cm de água aplicada. Portanto, você precisa aplicar quase 3,8 cm de água para garantir que pelo menos 2,5 cm seja absorvido pelo solo.
Fonte: HouseDigest
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.