Dr Thiago Chaves Amorim tem feito sucesso nas redes sociais falando de um tema tão delicado durante a pandemia: a intubação de pacientes. Ele que tem mais de 100 mil seguidores no Instagram, é formado pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo, aproveitou o tema que tem sido bastante abordado nos noticiários, para ensinar a todo mundo como funciona sua profissão.
“É um tema que poucos graduados em medicina dominam com expertise e sempre foi um desafio para mim”, diz o médico, que decidiu criar cursos para ensinar técnicas de treinamento, focado em sedação e intubação (essencial para pacientes graves), desenvolvidas por ele.
“As aulas iniciais dos meus cursos foram práticas, utilizamos manequins para simular os pacientes, o que já era suficiente para transformar o processo de aprendizagem dos alunos. Com este novo treinamento on-line, consigo expandir o alcance desse auxílio para todo Brasil sem perder a qualidade, pois utilizo vídeos reais de pacientes que autorizaram sua filmagem e contribuem com a melhor formação dos colegas”, conta o médico.
Ele compartilha suas experiências e o dia a dia nos hospitais em que trabalha, mostrando a dura realidade daqueles que têm encarado de frente a crise sanitária causada pelo novo coronavírus no mundo.
Thiago sempre teve interesse pelo completo tema das vias aéreas. Por isso, quando decidiu entrar na Medicina, foi atrás do conhecimento necessário e dos meios para que pudesse ser capaz de operar naquela área. Mas o setor é precário e tem fontes escassas de informação. Quando já estava capacitado, resolveu ir mais além e correu atrás de novos conhecimentos ele mesmo.
“Entendo todos os obstáculos da nossa profissão atualmente e creio que a informação e a orientação são o caminho para atingirmos melhores resultados. Essa é minha busca diária”, explica o médico.
Quando vemos cenas em filmes, séries e novelas, tudo parece muito simples, mas todo o procedimento da intubação é bem mais complexo e demanda muito treinamento e experiência. E até mesmo grandes profissionais da medicina quando se deparam com a hora da intubação, ficam meio sem saber como proceder. Por isso, o médico anestesista é um profissional tão importante.
Hoje, por conta da pandemia e da grande demanda do procedimento no mundo inteiro, a formação na área de intubação pode ser decisiva para os médicos. Muitos sofrem diariamente com a insegurança, inexperiência e até falta de material adequado nos hospitais onde trabalham.
Por esse e muitos outros motivos, Thiago viu nas redes sociais e na internet, uma forma de ajudar outros profissionais da saúde em se especializar e entender todo processo da intubação. Seu novo método de ensino à distância passou a contar com vídeos de procedimentos reais (devidamente autorizados), onde os alunos podiam se aprofundar mais e mais no processo de capacitação e nos treinos com manequins.
“Com o passar do tempo, comecei a receber uma série de depoimentos com resultados transformadores. Eu literalmente passei a salvar vidas com base no conhecimento sólido”, ressaltou o profissional, que já ajudou mais de mil médicos.
Saiba mais sobre Dr. Thiago Chaves Amorim através do Instagram: instagram.com/drthiago