Manter o equilíbrio emocional e a produtividade trabalhando em casa em meio à pandemia de coronavírus tem sido um desafio para muitas pessoas. Experimente aplicar os princípios milenares do Feng Shui para melhorar a energia do seu escritório doméstico.
Existem soluções rápidas que não exigem muitas mudanças e trazem equilíbrio para qualquer espaço. Se você não sabe por onde começar o Feng Shui no home office, confira sete dicas para melhorar o equilíbrio do ambiente de trabalho em casa.
Veja também:
- Pinte seu home office com essas cores e seja mais produtivo
- Home office: 4 passos para adotar o minimalismo e criar um ambiente zen
- Home office: truques simples para melhorar a acústica da casa
1. Conheça suas paredes e os pontos cardeais
Antes de tudo, tome conhecimento do layout do seu home office para criar o Feng Shui perfeito. Para escolher a melhor disposição dos móveis, você precisa saber a direção das paredes em função dos pontos cardeais. Você pode contar com a ajuda da bússola de seu smartphone para isso.
A parede sul representa fama e fogo, ideal para uma lareira ou para uma obra de arte. A parede norte corresponde à água e ao profissionalismo, pendure suas realizações pessoais aqui. A parede leste diz respeito à madeira, à família e aos ancestrais, este é um ótimo local para retratos de família e plantas. Já a parede oeste representa metal, crianças e criatividade, esta deve ser sua área de inspiração.
2. Seja cuidadoso com materiais, formas e cores
Os materiais, as cores e as formas que você escolhe afetam a energia de seu ambiente de trabalho em casa. Uma mesa de madeira, por exemplo, é a melhor escolha para um bom Feng Shui no home office. Quanto às cores, dê preferência a tons mais claros, mas um tom mais escuro na parede sul pode ajudá-lo a se concentrar melhor.
3. Escolha o lugar certo para sua mesa
Sua mesa é o móvel mais importante de seu ambiente de trabalho, por isso, encontrar o lugar certo para ela é essencial. Evite sentar-se voltado para a parede ou para a janela, privilegie um local onde você possa ver a porta e tenha uma parede sólida atrás de você. Essa é a posição de comando no Feng Shui.
Veja também:
- Escritório no quintal: essa é a nova tendência de home office!
- A última invenção para trabalhar em casa: uma barraca de home office
- Cabine geométrica é o escritório dos sonhos para home office
4. Arrume a bagunça
Organizar o espaço e mantê-lo limpo é um dos princípios básicos do Feng Shui. Livre-se de itens desnecessários e organize os arquivos mensalmente. Você deve também arrumar a bagunça da sua mesa no fim do expediente para garantir que o espaço esteja em condições para um novo dia de trabalho na manhã seguinte.
5. Explore a iluminação
Tanto a luz natural quanto as luzes artificiais colaboram para um fluxo positivo de energia em seu ambiente de trabalho doméstico. Se você tiver pouca luz natural em seu home office, use espelhos para refletir os raios solares. Mas certifique-se que o espaço tenha cortinas para proteger a energia no período noturno. Quanto às luminárias de mesa, as lâmpadas devem ser colocadas no lado esquerdo acima da superfície, esta é considerada a área de riqueza.
6. Adicione plantas
As plantas ficam ótimas em um escritório doméstico e algumas – com a aloe vera – têm a capacidade de purificar o ar, o que ajudará na qualidade geral do Feng Shui em seu home office. Além disso, o ato de cuidar das plantas pode fazer você se sentir mais enraizado.
7. Coloque sua personalidade
Um home office que segue os princípios do Feng Shui não quer dizer um espaço minimalista ou sem personalidade. Trata-se de posicionar os objetos no lugar certo para melhorar o equilíbrio do ambiente de trabalho em casa. Você pode criar sua própria energia com obras de arte, cristais, velas e artigos de papelaria. Lembre-se: suas peças abstratas devem ficar na parede oeste, enquanto a parede sul é para obras de destaque.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br