
Segundo uma matéria publicada pela Apartment Therapy, a rotina de preparação e pós-visita de um quarto de hóspedes pode variar muito — e, às vezes, a solução mais prática é justamente aquela que parece contraintuitiva.
No caso da autora do artigo, não lavar os lençóis imediatamente após a saída dos hóspedes se tornou um dos hábitos mais eficientes para manter a casa organizada e acolhedora.
+ Victoria Beckham redefine o glamour natalino com árvore luxuosa em bronze, ouro rosa e amarelo
+ 6 ajustes no design da cozinha que tornam o ato de cozinhar muito mais fácil, segundo especialistas
Tenho a sorte de ter um quarto de hóspedes quase exclusivo em casa. Tecnicamente, é o escritório do meu marido, mas também é onde nossos hóspedes dormem — um espaço aconchegante com cama de casal.
Como costumamos receber amigos e familiares, aperfeiçoei minha rotina a um nível quase científico. Com o tempo, percebi que não lavar os lençóis logo após a saída dos hóspedes facilita muito minha vida. Pode parecer estranho — ou até um pouco nojento — mas se tornou um dos meus truques favoritos.
Eis o porquê.
Um quarto arrumado me ajuda a relaxar depois de receber alguém
Adoro receber visitas, mas é inegável que a rotina muda — ainda que de forma positiva. Quando todos vão embora, minha prioridade é reorganizar os espaços comuns. Enquanto isso, só quero que o quarto de hóspedes esteja visualmente arrumado, mesmo que os lençóis ainda não tenham sido lavados.
Uma cama bem feita, mesmo com lençóis usados, deixa o ambiente mais calmo, limpo e organizado. Prefiro essa sensação imediata do que ver uma pilha de roupa de cama embolada esperando para ser lavada.
Nossos cachorros adoram a cama de hóspedes
Temos dois Rhodesian Ridgebacks apaixonados pelo meu marido — e pelo escritório dele. Resultado: eles vivem deitados na cama de hóspedes.
Entre pelos, odor característico e aquela “bagunça de cachorro”, sei que os lençóis precisam ser lavados antes da chegada de qualquer visita, independente de quando foram usados pela última vez.
Minha rotina é criteriosa:
- lavo e desodorizo cobertores regularmente
- uso purificador de ar e difusor
- passo aspirador com frequência
Mesmo assim, para garantir frescor real, sempre lavo os lençóis pouco antes da chegada dos hóspedes — e mantenho os cães longe da cama.
Nunca me pergunto se os lençóis estão limpos
Esse hábito só funciona porque sou consistente.
Como não lavo imediatamente após a saída, sei que, na próxima visita, será obrigatório lavar ou trocar por um jogo limpo.
Ou seja: nunca existe dúvida sobre frescor.
E meus hóspedes sempre encontram uma cama com roupa de cama recém-lavada.
Uma cama recém-arrumada é mais acolhedora
Parte da hospitalidade, para mim, está no gesto de arrumar a cama com cuidado. Além de lavar, gosto de deixar tudo com aparência impecável:
- borrifo água no terço superior dos lençóis
- aliso com as mãos para remover amassados (dispenso o ferro)
- ajeito o edredom assim que sai da secadora
Assim, a cama ganha aquele aspecto acolhedor de “hotel boutique”, fresco e convidativo.
No fim das contas, não lavar imediatamente me poupa tempo e energia quando a casa esvazia — e garante que cada nova visita seja recebida com roupa de cama recém-lavada, macia e perfeitamente arrumada. Para nós, é o melhor dos dois mundos: organização agora e acolhimento depois.
Fonte: Apartment Therapy
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.
