Compacta ou espaçosa, a varanda dos apartamentos se transformou no lugar mais disputado, entretendo pais e filhos com churrasqueira, adega e até TV para assistir filmes e séries.
Fotos: Luis Gomes
A primeira dica da arquiteta Pati Cillo é infalível. “Para tirar o máximo proveito da varanda, convém transformá-la em uma extensão da sala de estar, apostando no fechamento com vidro. Com isso, evita-se que a chuva estrague os bons momentos e danifique os móveis”.
Logo, quem deseja uma integração perfeita com a área interna também deve verificar a possibilidade de retirar as portas entre os ambientes, assim como nivelar os pisos para tornar os cômodos um só.
Veja também:
- Reformas no inverno: época de reparar piscinas e redecorar varandas
- As melhores plantas para fazer um jardim na varanda
- Varanda gourmet: veja 3 pontos fundamentais antes de montar a sua
Contudo, como a varanda faz parte da fachada do prédio, é importante verificar se o condomínio autoriza alterações nas paredes. Há prédio que não permite pintura nem aplicação de revestimentos, por isso é necessário confirmar as normas do condomínio antes de iniciar um projeto.
O piso em deck favorece a ambientação aconchegante e descontraída. Portanto, para compor o projeto, a parede com ladrilho hidráulico foi o ponto de partida neste caso. “As setas causam a sensação de movimento e todos os outros elementos azuis da cena derivam de suas nuances. Uma solução de marcenaria criou os nichos para os objetos decorativos”, revela Pati.
Veja também:
- Macramê: 3 sugestões para você usar na decoração da sua casa
- Quintal pequeno vira “oásis mediterrâneo” após reforma; veja antes e depois
- 3 maneiras de transformar seu espaço ao ar livre em sala de estar
Já o banco abaixo dos ladrilhos oferece mais lugares à mesa e espaço para os brinquedos das crianças. Além disso, atrás do balcão, os armários comportam todos os utensílios necessários para as atividades do ambiente, com direito a uma adega compacta.
A varanda com planta em L já ficava integrada à sala de estar e à cozinha nesse projeto, no entanto, a eliminação dos caixilhos que dividiam o espaço privilegiou a circulação. “Outro artifício usado para aperfeiçoar a conexão foi usar o mesmo revestimento de porcelanato em todos os pisos, unificando tudo”, diz Pati.
Por fim, na parede, adotou ladrilhos hidráulicos e apostou em uma faixa de espelho que dá um toque especial à decoração cheio de cor e alegria.
Veja também:
- Durante quarentena, pai constrói cafeteria no quintal de casa; veja antes e depois
- 11 ideias para aproveitar melhor o espaço da sua casa
- Adega ou bar em casa: dicas para criar um espaço personalizado
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br