
Acha que uma casa com maximalismo significa superfícies desorganizadas e combinações de cores conflitantes que causam dor de cabeça? Pense de novo, diz a influenciadora e especialista em decoração Kate Rose Morgan, ao apresentar o conceito de maximalismo organizado, tendência que está dominando o design de interiores em 2025.
Você é fã do estilo minimalista ou adepto do maximalismo na decoração?
+ Cluttercore: a tendência de decoração maximalista que valoriza o excesso — mas com charme e intenção
+ Ama o minimalismo? Designers dizem que estas 8 tendências vão dominar este ano
Kate Rose Morgan, influenciadora de interiores e autora do novo livro Dopamine Decor, quer que você repense. Acontece que existe um meio-termo — e ele pode transformar o visual da sua casa.
Enquanto os minimalistas tendem a optar por paredes brancas e limpas, móveis neutros e acessórios discretos (você pode encontrar uma vela em uma mesa lateral, se necessário), os ambientes maximalistas são frequentemente vistos como uma explosão de cores, objetos e padrões que impressionam à noite, mas podem parecer excessivos de manhã.
No entanto, com o afastamento dos interiores em tons de cinza que dominaram a década de 2010, o maximalismo colorido foi apontado por marcas como Dulux e Pinterest como uma das principais tendências de decoração em 2025. Mas como adotar esse estilo se você não suporta bagunça? Segundo Morgan, existe uma maneira equilibrada de fazer isso. Eis que surge o conceito: maximalismo organizado.
“O maximalismo organizado consiste em incorporar cores, padrões e alegria ao seu espaço, sem a desordem e o caos”, diz Morgan. “É uma abordagem em que cada peça tem seu lugar e propósito, oferecendo mais personalidade e energia do que um visual minimalista tradicional.”
Embora ainda repleto de cor, diversão e estilo, ser maximalista não precisa significar acúmulo desnecessário, como Morgan prova com a estética que ela chama de “minimalismo maximalista”, um estilo divertido e bem planejado que aplicou na própria casa.
“Não parece bagunçado, mas tem elementos suficientes para manter o interesse visual. Ele conta com mais cor e acessórios do que um ambiente minimalista e clean”, explica. “Tudo depende da paleta de tons que você escolhe e de como os elementos se complementam. Eu prefiro tons suaves aos tons neon. Um espaço maximalista e organizado transmite tranquilidade e, ao mesmo tempo, inspira e alegra.”
Como criar um look maximalista e organizado
Pense no seu seriado de TV favorito
“Adoro criar ambientes inspirados em séries de TV que poderiam ser cenário de filmes coloridos, usando tons fortes e vibrantes que canalizem a energia do personagem principal”, explica Morgan. “Para começar, escolha uma parede ou elemento de destaque para servir como base visual do ambiente. Opte por acessórios que você ama de verdade, mas equilibre com linhas retas, prateleiras abertas ou superfícies claras para evitar poluição visual. Armários fechados são aliados para manter o espaço alegre, porém organizado.”
Inspire-se no verão
Com a chegada das férias, Morgan recomenda usar o seu destino de verão favorito como inspiração para a decoração.
“A cor tem um efeito muito positivo na minha saúde mental, e minha casa me faz sentir feliz”, diz ela. “Muitas vezes visitamos lugares vibrantes, ensolarados e iluminados, mas escolhemos tons neutros para casa. Minhas viagens me inspiram — desde praias com palmeiras até cafés floridos e tavernas rústicas.”

Uma homenagem ao núcleo cowboy
“O cowboycore está em alta — e não só na moda”, afirma Morgan. “Pense menos no Velho Oeste clássico e mais em referências modernas americanas. Para trazer esse estilo para sua casa, comece pelos acessórios. Troque almofadas ou mantas por estampas western ou tecidos com textura jeans. Uma das minhas peças favoritas é um vaso em formato de bota de cowboy rosa – um item divertido, marcante e que chama atenção. O cowboycore tem tudo a ver com autenticidade e narrativa, então não tenha medo de misturar o vintage com o moderno ou incluir achados de mercados e viagens.”
Trocas simples
Se você está começando no estilo maximalista, Morgan sugere um passo de cada vez.
“Talvez comece com um móvel ousado, pinte um pequeno ambiente com sua cor favorita ou troque as almofadas básicas por estampas vibrantes”, diz ela. “Não tenha medo de ousar e sair da zona de conforto. Lembre-se: o espaço é seu, e não existem regras fixas. Se não gostar, você pode mudar depois — isso também faz parte da jornada. Confie no seu gosto pessoal e divirta-se com o processo!”
Truques “faça você mesmo”
Mudar o estilo da sua casa não precisa significar grandes gastos.
“Trabalhe com o que você já tem, reutilize peças e procure achados acessíveis que se alinhem à sua estética”, diz Morgan. “Você não precisa de um orçamento alto para criar impacto visual. Explore ideias DIY (faça você mesmo), busque tesouros em brechós e aposte em atualizações simples, como uma nova pintura ou tecidos coloridos. Lembre-se: decorar é um processo contínuo. Seu lar evolui com o tempo, e o mais importante é que ele represente quem você é.”
Fonte: Stylist
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.
