Kirimoko é esta casa minúscula de 30 metros quadrados que foi inspirada em uma viagem de bicicleta. Ela tem um quarto que utiliza dispositivos espaciais engenhosamente criados para aproveitar bem um local pequeno, sem comprometer a escala das áreas de estar.
Imagens: Divulgação
Veja também:
Casa sustentável de 27 m2 pode ser montada em mais de 1.000 maneiras
Casa pré-fabricada brasileira conquista o mundo; veja fotos
10 casas de frente para o mar simplesmente deslumbrantes
As casas mais extraordinárias do mundo: Netflix exibe série de arquitetura da BBC no Brasil
Com uma combinação de medidas da casa e painéis isolados estruturais, praticamente nenhuma energia adicional é necessária para manter um nível consistente de conforto térmico no contexto do implacável clima alpino da Nova Zelândia
Localizado em uma rua suburbana tranquila em Wanaka, Nova Zelândia, Kirimoko é uma área de 30m2 com um quarto. A propriedade custou cerca de R$ 770 mil e o cliente foi motivado pela liberdade de viver com menos e foi inspirado por uma viagem de bicicleta em que a vida era vivida com sacos de pano.
Veja também:
Brasil está em lista de lugares com arquitetura mais visionária do mundo
12 modinhas de decoração para abandonar em 2020
Como reformar sua casa e não estourar o orçamento
Para o arquiteto Barry Condon, Kirimoko foi um projeto satisfatório que foi bem recebido pela comunidade, público e proprietários. “No começo, pensei que era um pouco ambicioso – uma área de 30 metros quadrados não é muito espaço para caber uma cozinha, banheiro, dormitório e sala de estar”, diz Barry. “Na verdade, tentei algumas vezes aumentá-lo um pouco, mas o cliente sempre recuava e tentava diminuí-lo, o que era interessante para mim porque, normalmente, com os clientes, sou eu quem está tentando reduzir o tamanho! Por fim, chegamos a um meio termo feliz.”
Apesar de seu tamanho reduzido, nenhum dos itens essenciais de uma casa maior está ausente. A casa tem uma cozinha completa, área do quarto e espaço de convivência. A altura dupla com sua fachada envidraçada cria uma sensação de leveza e espaço.
Veja também:
7 dicas de decoração minimalista com cores
Decoração minimalista: como deixar sua casa com um design simples
11 dicas para decoração de festa minimalista infantil
17 ideias DIY de decoração para guardar as coisas na sua casa
Há espaço para obras de arte, um refrigerador convencional, dois sofás grandes e uma mesa de café. O conceito de design foi concebido como uma caixa de marcenaria trabalhada, sem espaço desperdiçado.
A escada é feita com gavetas com molas em cada degrau, trazendo mais espaço de armazenamento oculto sob a marcenaria da cozinha. O revestimento externo é funcional, combinando telhas de asfalto e pranchas de madeira da lariço-europeu, uma árvore tradicional nos Alpes da Europa.
Veja também:
Plantas dentro de casa: aqui está o que você precisa saber antes do inverno
As melhores plantas para fazer um jardim na varanda
Samambaia: saiba como cuidar e incluir a planta na decoração
Você pode ter plantas no quarto, sim! Veja como ter verde no dormitório
O aquecimento e o resfriamento foram considerados desde o início e existem aberturas mínimas para preservar a sensação térmica.
Desde que o cliente se mudou para casa, um ventilador de teto e um aquecedor portátil foram suficientes para regular a temperatura nos dias mais quentes e frios. O sistema inteligente de monitoramento de energia (Smappee) mostra uma temperatura ambiente consistente dentro dos 20 graus.
Veja também:
Decoração para o Dia dos namorados: como deixar a iluminação do quarto especial
Decoração para o Dia dos Namorados: como deixar o quarto especial
Isolamento: dicas para transformar o jantar em frente à TV em um momento festivo
Noite romântica em casa: prepare um clima para seu parceiro, de acordo com o signo dele
O projeto recebeu vários prêmios, incluindo o vencedor do NZIA 2019 Southern Architecture Award e o Bronze Award 2019 DINZ Best Awards.
Condon Scott Architects é um escritório premiado em Wanaka, Nova Zelândia, que concluiu mais de 600 projetos residenciais e comerciais na região de Otago nos últimos 30 anos.