O método ‘Desire Paths’ o método de organização para pessoas desorganizadas 

O método 'Desire Paths' o método de organização para pessoas desorganizadas 
Foto: Unsplash

Se você está cansado de sua casa estar sempre desorganizada, você provavelmente já se perguntou o que precisa mudar para manter a organização do espaço.  

Você pode ter se perguntado coisas como: Quais hábitos eu preciso corrigir? Como devo reorganizar minha casa? Ou até mesmo, quais produtos de organização eu preciso comprar? Você pode chegar a infinitas respostas e soluções para essas perguntas e ainda acabar com uma casa bagunçada. Isso porque você pode estar fazendo as perguntas erradas. 

Economize com a regra de compras 30/30 dos minimalistas
Anne Hathaway faz combinação inusitada com 2 cores na sala de estar
Tendências de paisagismo ultrapassadas para deixar no passado (e o que tentar em vez disso) 

Em vez de tentar descobrir como mudar a si mesmo e sua rotina para se tornar mais organizado, você pode querer considerar como suas estratégias organizacionais podem acomodar melhor seu estilo de vida. Essa é a ideia por trás do método “Desire Paths” cunhado pela criadora de conteúdo @jenny.for.yourthoughts — e está mudando a forma como pensamos sobre organização.  

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre esse método de organização e algumas ideias de como você pode fazê-lo funcionar para você. 

O que é o método de organização dos Caminhos do Desejo? 

Um caminho do desejo é o nome de trilhas não oficiais feitas por pessoas caminhando no mesmo lugar ao longo do tempo. Esses caminhos geralmente representam uma rota mais conveniente para chegar a algum lugar, uma alternativa à rota formal e estabelecida.

Por exemplo, você pode ver calçadas sinuosas ao redor dos perímetros de grandes gramados em campi universitários e, ao longo do tempo, os caminhos do desejo podem se formar a partir de alunos e professores que escolhem tomar uma rota mais direta, direto pela grama, até o prédio para onde precisam ir. 

Então, a criadora @jenny.for.yourthoughts compartilhou uma maneira de aplicar essa mesma lógica à organização doméstica. “[Caminhos de desejo] acontecem porque os humanos são criaturas supereficientes que sempre favorecem a conveniência em ambientes mal projetados”, Jenny compartilha em seu vídeo.

“Nós navegamos em nossas casas com a mesma eficiência, então não devemos nos sentir culpados quando queremos andar de um lado para o outro da casa guardando as coisas.” Em vez disso, Jenny recomenda identificar as áreas onde você vê “caminhos de desejo” se formando em sua própria casa e adicionar soluções para acomodar esses hábitos, em vez de tentar se forçar a mudá-los. 

Como usar o método Desire Paths 

Para identificar os “caminhos do desejo” em sua própria casa, procure as áreas e espaços comuns onde você mais frequentemente encontra desordem se acumulando. Em vez de simplesmente se repreender e tentar lembrar de “Guardar, não deitar”, você pode se oferecer soluções intermediárias nesses pontos. Aqui estão algumas ideias: 

Incorpore pequenas lixeiras 

Às vezes, ir até as grandes lixeiras e recicláveis na cozinha parece muito trabalhoso, e é assim que acabamos com pequenos itens de lixo espalhados pela casa. Para resolver isso, Jenny diz: “Comece encontrando as áreas onde o lixo ou a reciclagem se acumulam e adicione pequenas lixeiras para que você possa limpar na hora”. Além de manter pequenas lixeiras perto da mesa de cabeceira, do sofá da sala ou de outras áreas onde o lixo pode se acumular em sua casa, Jenny também recomenda pequenos recipientes de lixo de bancada para jogar rapidamente itens menores na cozinha ou no banheiro. 

Então, no final da semana, ou sempre que tiver tempo para uma limpeza maior, você pode recolher o lixo e a reciclagem dos recipientes menores espalhados pela casa. 

Adicione mais opções para pilhas de roupa suja 

“Se você continuar acumulando pilhas de roupa suja, apenas abrace o caminho de menor resistência e adicione alguns pequenos cestos [nessas áreas]”, diz Jenny. Isso pode significar adicionar um pequeno cesto no seu armário, no banheiro ou em outras áreas onde a roupa costuma se acumular. 

Para aquela pilha de roupas gastas, mas não sujas — que muitos de nós temos — Jenny recomenda adicionar uma escada para cobertores, um toalheiro ou alguns ganchos adesivos simples na parede para manter as roupas acessíveis, mas ainda separadas. 

Utilize bandejas e recipientes de desordem 

Para desordem geral, como canetas soltas, pedaços de correspondência, produtos de beleza ou qualquer outra coisa que tenda a se acumular em suas superfícies, bandejas ou caixas coletoras são a solução perfeita. Manter uma bandeja em sua mesa de centro ou escrivaninha ajudará a manter tudo contido durante a semana e fará com que suas superfícies pareçam muito menos bagunçadas.  

Jenny também mostra um exemplo de um caddy sendo usado ao lado do sofá para coletar livros, revistas e laptops — coisas que tendem a estar sempre fora e em uso. Isso ajuda a fornecer uma maneira de arrumar rapidamente e oferece um lugar para guardar esses itens, mesmo que seja apenas temporariamente. 

No geral, esse método de organização é adaptável e deve funcionar com — e não contra — seu estilo de vida. Então, continue fazendo o que você faz e apenas ofereça a si mesmo algumas soluções fáceis para se manter arrumado ao longo do caminho. 

Fonte: RealSimple

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

DecorStyle.com.br
Back to top