A tinta descascando das paredes é feia. Pior ainda, sem a tinta protegendo a superfície, o material da parede subjacente também pode ser danificado. Flocos, bolhas, rachaduras e buracos na superfície da tinta são todos sinais de que algo não está certo.
Vários fatores podem ser os culpados, incluindo tinta velha, umidade, preparação inadequada da superfície e muito mais. Entender a causa é a chave para consertar problemas de tinta descascada para sempre. Então, aqui estão cinco razões comuns pelas quais a tinta da sua parede está descascando e como consertar isso.
+ 7 lugares esquecidos de organizar antes da chegada dos convidados, segundo especialistas em organização
+ Cozinha: 5 dicas para otimizar espaço e não errar na escolha dos armários
+ 5 cores que ajudam a reduzir a ansiedade no ambiente
Uso indevido de fita crepe
A maioria das pessoas acha que fita crepe é a mesma coisa, mas isso não é verdade. Saber a marca certa, o nível de adesivo e o tempo de remoção pode afetar seu trabalho de pintura. “Um motivo comum para a tinta descascar é remover a fita crepe depois que a tinta seca”, diz Mary Kate Hearns , gerente sênior de produtos da Shurtape Technologies LLC. “As recomendações sobre quando remover a fita crepe variam de acordo com o fabricante.”
É importante selecionar o nível de adesão certo da fita para a superfície e cronometrar a remoção perfeitamente. Hearns diz para usar fita crepe de adesão média em superfícies como paredes pintadas curadas, rodapés, guarnições, vidro, bordas de carpete e metal. A fita crepe de adesão mais baixa funciona melhor em fachadas recém-pintadas, papel de parede, madeira acabada, laminado, vinil e drywall preparado.
“Remova a fita lentamente em um ângulo de 45 graus. Se você ouvir ruídos de rasgo, você está se movendo muito rápido”, diz Hearns. “Se a tinta tiver secado, corte a fita com uma lâmina de barbear antes de remover lentamente em um ângulo. Isso quebrará a ligação entre a tinta e a fita.”
Umidade
A presença de umidade ou água ao redor da tinta causará danos à tinta. Infiltração de água, vazamentos, alta umidade ou condensação podem fazer com que a tinta se solte e descasque. Quando a umidade penetra na parede, a adesão entre a tinta e a superfície da parede pode enfraquecer, levando à formação de bolhas ou descamação.
Para combater problemas de umidade, você tem que parar o problema da água na fonte. Pare o vazamento ou a infiltração de água. Use um desumidificador para garantir que toda a água no material da parede esteja completamente seca antes de repintar. Sempre use tintas resistentes à umidade em locais conhecidos por alta umidade, como banheiros, porões e áreas de lavanderia. Tintas com acabamento acetinado ou semibrilhante têm uma casca externa mais rígida que dificulta a penetração da umidade.
Preparação inadequada da superfície da tinta
A tinta não adere bem a superfícies irregulares, sem primer ou sujas. Resíduos de poeira ou óleo são mais prejudiciais do que você imagina. Aplicar tinta nessas superfícies causará bolhas e descascamento.
A solução é sempre preparar adequadamente a superfície que você quer pintar. Pegue uma esponja ou pano úmido para limpar as paredes e remover qualquer sujeira remanescente da superfície. Use sabão para remover graxa ou óleo. Deixe a área secar completamente antes de adicionar primer ou a primeira camada. Se sua parede já estiver descascando ou tiver furos de arte de parede montada anteriormente, você tem mais trabalho pela frente. Raspe a tinta descascada e lixe levemente para criar uma base uniforme antes de aplicar o primer para garantir a adesão ideal.
Tinta de baixa qualidade ou inadequada para a superfície
Tinta de baixa qualidade geralmente é mais fina, requer mais camadas de tinta e não adere bem às superfícies. Portanto, tem uma vida útil mais curta e está fadada a começar a descascar mais rápido do que o esperado. Além disso, superfícies diferentes requerem tipos diferentes de tinta. Por exemplo, como as superfícies de madeira são ricas em óleos naturais, elas podem impedir que a tinta se fixe adequadamente. Você vai querer tentar tinta acrílica ou látex para evitar uma crise de descascamento. Usar tinta que não seja adequada para essa superfície pode resultar em descascamento ou descamação.
A solução é sempre usar tinta de alta qualidade recomendada para seu tipo específico de superfície e realidades ambientais. Tinta para ambientes internos não deve ser usada para ambientes externos, por exemplo.
Faça sua pesquisa e leia avaliações de clientes antes de escolher. Sempre garanta que a tinta e o primer que você selecionar sejam compatíveis. Se ainda não tiver certeza, procure ajuda profissional para encontrar a combinação perfeita.
Tempo de secagem inadequado
Você sabe o que dizem sobre assistir a tinta secar, mas, na realidade, esse é um passo importante no processo de pintura. (Não, você não precisa assistir, mas precisa garantir que a tinta esteja completamente seca.) Na pressa de terminar o trabalho, você pode adicionar rapidamente outra camada de tinta sobre uma que ainda não secou. Isso pode levar à descamação, formação de bolhas ou descamação após a secagem da tinta. Você também deve esperar pelo menos 24 horas antes de adicionar uma camada de tinta sobre o primer.
Sempre deixe o tempo de secagem adequado para projetos de pintura. O tempo de pintura dependerá do tipo de tinta e da ventilação no espaço. Para o tempo mais preciso, consulte as instruções fornecidas nas latas de tinta.
Como consertar tinta descascada?
Depois de descobrir o motivo pelo qual sua tinta está descascando e consertar a fonte, o próximo passo é começar tudo de novo. Remova a tinta descascada usando uma escova de aço, raspador de tinta ou lixa de grão 100. Use uma leve pressão para evitar danificar a superfície. Repare furos ou rachaduras usando uma espátula e um material de remendo apropriado e lixe a área com lixa de grão 220 para criar uma superfície uniforme.
Depois que todos os enchimentos estiverem secos, limpe a superfície usando uma esponja úmida para lavar a sujeira. Você pode usar um pano de microfibra limpo para remover poeira ou fibras. Deixe a superfície secar por pelo menos 24 horas antes de aplicar uma nova camada de tinta. Pinte a primeira camada uniformemente, usando o pincel ou rolo adequado. Aguarde o tempo solicitado no rótulo antes de aplicar uma segunda ou terceira camada.
Fonte: RealSimple
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.