4 cozinhas atemporais estão cheias de inspiração que você vai querer recriar

Crédito da imagem: Drew Michael Scott

Projetar uma cozinha nunca é fácil. Equilibrar função e estilo pode ser uma tarefa complicada, e é por isso que frequentemente recorremos a espaços criados por designers de interiores para reunir inspiração muito necessária.

E embora nunca defendamos copiar seus designs de cozinha, certamente há muitas dicas que podemos tirar deles. Se há algo que podemos aprender com as ideias de cozinha dos designers de interiores, é que esquemas atemporais são a antitendência a ser adotada. Mas criar um design para sua cozinha pode parecer impossível às vezes, especialmente se você não tiver um olhar experiente ou especialista.

O banheiro ao ar livre de Jennifer Aniston é uma aula de design minimalista japonês
4 segredos que fazem a sala de estar parecer aconchegante
Perguntamos a 3 profissionais de limpeza qual é o lugar mais sujo do quarto e todos eles disseram o mesmo lugar

Aqui na H&G, não somos estranhos a belos designs de cozinha – na verdade, nós os vemos todos os dias. Mas de todos os designs atemporais que encontramos, encontramos alguns que você provavelmente vai querer recriar em sua própria casa. Nós certamente queremos!

Uma cozinha ‘refinada e requintada’ por Becca Interiors

A cozinha nesta casa colonial exigiu uma reforma total para criar um coração de bom gosto e atemporal para a casa. Destrinchar todo o espaço permitiu que os designers o reinventassem, introduzindo uma paleta neutra e quente, uma ilha de destaque e detalhes característicos por toda parte.

“Eu descreveria o estilo desta cozinha como refinado, recolhido e expansivo”, diz Becca Casey, proprietária e designer principal da Becca Interiors. Os armários neutros e quentes oferecem um contraste sutil contra o branco mais brilhante do exaustor de cozinha, enquanto uma mistura de armários Shaker e portas de armário com frente de vidro adicionam um apelo duradouro ao espaço.

“Procuramos conectar a cozinha com a área de café da manhã adjacente e a sala de estar. Com a cozinha agindo como o verdadeiro coração da casa, pretendemos criar uma relação harmoniosa entre cada espaço, permitindo que você flua livremente de um cômodo para outro”, explica ela.

O perfil curvo da ilha da cozinha adiciona instantaneamente um acabamento mais suave ao espaço, enquanto toques de preto em todas as diferentes áreas da cozinha criam um fio condutor, desde o tom preto usado na base da ilha, a iluminação e os azulejos, enquanto os acessórios dourados adicionam um acabamento mais aconchegante ao ambiente.

Há várias características de destaque no espaço, mas para Becca, o centro do espaço tem um verdadeiro fator uau. ‘Os pingentes de lanterna da estação são de parar o show, e o design da ilha é exclusivamente aterrador.’

Para garantir que a área da pia pareça coesa com o resto do design, uma torneira dourada foi escolhida, e azulejos pretos adicionam profundidade e interesse textural à parede mais distante. Esta área também foi utilizada para exibir decoração que é tanto estética quanto funcional, finalizando o esquema perfeitamente.

Cozinha de estilo renascentista espanhol de Drew Michael Scott

Você não precisa de uma cozinha ampla para criar um esquema que pareça luxuoso e elevado, e esta cozinha é a prova disso. Com belos materiais, cores atemporais e um estilo curado, mas vivido, é um design com impacto visual.

“Minha casa é um revival espanhol dos anos 1920, então eu sabia que queria levar esse tom para a cozinha e infundir o espaço com aquele caráter e charme”, diz Drew Michael Scott, também conhecido como Lone Fox, sobre seu design.

“Eu queria criar uma atmosfera que parecesse aconchegante, vivida e fiel ao período da casa. Eu rebocei as paredes e o teto para ter um acabamento de pedra com Tonachino Firenze da Meoded e misturei metais por todo o espaço para criar uma sensação mais gótica espanhola”, ele acrescenta.

A cozinha foi decorada com perícia com peças vintage e antigas coletadas, o que ajudou a dar uma sensação autêntica de época ao esquema. Uma área em particular que infunde esse charme histórico são os acabamentos escolhidos.

“Adorei as duas arandelas antigas e sabia que o cobre (como visto na máquina de lavar louça e nos puxadores do armário) traria muito aconchego para a cozinha. Adorei a justaposição desses materiais contra as bancadas de mármore”, diz Drew.

Para trazer uma sensação mais melancólica, típica dos interiores do revivalismo espanhol, a paleta de cores foi essencial. Enquanto as paredes foram mantidas em um tom neutro e quente, armários marrom-escuros foram escolhidos, o que é uma das tendências de cores de cozinha mais cobiçadas deste ano.

“Há algumas características que realmente se destacam para mim. Os armários eram novos, então decidi mantê-los, mas pintá-los de Van Buren Brown da Benjamin Moore, o que pareceu inesperado”, ele explica.

Para evitar que a cozinha parecesse muito escura, foi adicionado contraste através dos ladrilhos do piso e das bancadas – estas últimas se tornando o ponto focal do design. “Eu queria que as bancadas fossem o ponto focal principal, e eu adoro o padrão de grãos na laje Calacatta Monet.”

Era importante que nada na cozinha parecesse muito perfeito ou novo, então Drew escolheu designs e acabamentos que tivessem uma sensação envelhecida e vintage, algo que ele conseguiu não apenas com os ladrilhos do piso, mas também com a decoração. “Eu coloquei os ladrilhos do piso Cle em um padrão tradicional de tijolos deslocados com rejunte canalizado para dar uma aparência feita à mão, e eu adoro a aparência envelhecida e autêntica que eles dão”, ele acrescenta.

Uma cozinha Tudor Revival do Studio Dearborn

Quando você pensa em propriedades Tudor Revival, provavelmente imagina interiores escuros. Mas nesta cozinha, que é o coração de uma casa dos anos 1920 no estilo de época, uma abordagem mais leve do visual clássico foi alcançada.

“Queríamos que a cozinha permanecesse fiel à personalidade da casa, mas muito mais brilhante do que uma sala típica Tudor. Também queríamos injetar algumas superfícies reflexivas, como as luminárias de latão brilhante e o backsplash espelhado, e ter várias exibições de relíquias de família”, diz Sarah Robertson, fundadora e designer principal do Studio Dearborn.

“Queríamos criar uma atmosfera iluminada e arejada que fosse confortável para guardar itens valiosos que foram colecionados ao longo de gerações e que estivesse em perfeita sintonia com a presença substancial da casa no estilo Tudor”, explica ela.

Armários de cozinha brancos instantaneamente iluminam a aparência geral do esquema, enquanto ladrilhos hexagonais pretos no piso remetem às cores melancólicas típicas de uma casa Tudor. Mas são as janelas que realmente prestam homenagem à herança da propriedade.

“Adoramos o processo de projetar duas novas janelas de vidro com chumbo para a cozinha, que combinavam perfeitamente com o outro vidro com chumbo original da casa”, diz Sarah. Elas não apenas unem a cozinha ao resto da casa, mas também criam uma sensação autêntica para a cozinha, com um design mais inesperado.

Para reintroduzir tons mais escuros, uma abordagem mais ousada foi adotada na ilha, criando um belo contraste com os armários brancos. “Também passamos muito tempo projetando a ilha, que é ligeiramente elevada para criar uma sensação de leveza e tem pernas de latão que projetamos sob medida, que refletem toda aquela luz do sol”, diz Sarah.

São os detalhes decorativos na cozinha que dão a ela uma sensação aconchegante e vivida para equilibrar o design elevado e elegante. Corredores coloridos no chão infundem tons mais quentes ao espaço, vasos de galhos sazonais trazem o exterior para dentro, e luminárias pretas combinam com os detalhes da janela.

“Mas meu elemento favorito tem que ser o armário de louças, onde a cliente mantém todas as suas louças de família em exposição. Eu poderia ficar olhando para aquele armário o dia todo”, acrescenta Sarah. Além do armário cheio de louças, por toda a cozinha, pratos azuis e brancos foram expostos nas paredes, criando um design de cozinha verdadeiramente coeso e marcante.

Uma cozinha de inspiração georgiana por Marie Flanigan

No ano passado, as tendências de cozinha adotaram um visual antigo-encontra-novo, e esta cozinha combina perfeitamente o estilo tradicional com características mais modernas. “Para este projeto, a residência não é histórica, mas o arquiteto original a infundiu com elementos georgianos clássicos”, diz a designer de interiores Marie Flanigan , que projetou o espaço.

A luz natural foi um fator-chave durante o redesenho. “Os proprietários priorizaram a criação de um espaço que parecesse aberto e convidativo. Com luz natural abundante inundando o cômodo, escolhemos cuidadosamente uma cor de tinta que ficaria linda durante o dia todo”, explica ela.

‘Também incorporamos elementos naturais que harmonizam com as deslumbrantes janelas panorâmicas no recanto do café da manhã e perto da pia, melhorando a conexão entre o interior e o exterior.’

O resultado é um esquema lindo e atemporal, mas era igualmente importante criar um espaço funcional para as necessidades em constante evolução da família. “Nós reimaginamos a cozinha para maximizar o espaço do balcão e o armazenamento, ao mesmo tempo em que garantimos que ela parecesse atemporal para uma família ocupada de quatro pessoas”, diz Marie.

“Nosso objetivo era honrar a arquitetura e, ao mesmo tempo, adicionar um toque de estilo sulista para torná-la menos tradicional. O resultado é um espaço que parece autêntico às suas raízes de Dallas e lindamente funcional”, explica ela.

Uma mistura de características marcantes, acabamentos elevados e contrastes sutis fazem a cozinha parecer única. E é a ilha escura da cozinha que chama sua atenção quando você entra no cômodo.

‘A ilha superdimensionada, com um impressionante mármore Rosso Levanto com acabamento polido e borda canelada, acrescenta um detalhe ousado e inesperado à cozinha. A madeira, tingida em vez de pintada, traz profundidade e calor ao espaço predominantemente claro, criando um contraste dinâmico.’

Os acabamentos cuidadosamente considerados unem o esquema. Das prateleiras à iluminação e aos acessórios da cozinha, o latão carrega um tema comum em todo o espaço. “Os acessórios de latão realçam ainda mais a riqueza da madeira, enquanto uma pia estrategicamente posicionada perto do fogão acrescenta funcionalidade a esta peça central lindamente projetada”, diz Marie.

Todos esses espaços têm uma coisa em comum – eles são verdadeiramente atemporais com seu próprio apelo único. Então, se você é obcecado por bancadas de mármore ou precisa de ideias para equilibrar luz e escuridão, cada um desses espaços tem algo que estamos morrendo de vontade de recriar!

Fonte: Homes & Gardens

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

DecorStyle.com.br
Back to top