“Lava roupa todo dia, que agonia…” diz o verso eternizado na voz de Luiz Melodia em “Juventude transviada” desde 1975. Retratando a extenuante rotina da lavagem diária das roupas, a música de Melodia poderia ganhar uma nova narrativa com a compra de um único eletrodoméstico: o tanquinho.
Simplificando a rotina, o item tradicional nas lavanderias brasileiras há muitas décadas, o tanquinho é a solução perfeita para quem procura eficiência e economia ao lavar desde roupas pesadas e muito sujas a peças mais leves e delicadas.
+ Conheça a história da primeira máquina de lavar roupas do Brasil
+ Lavanderia sem segredos: aprenda como iluminar esse ambiente de forma adequada
+ 3 dicas para repaginar a área de serviço sem gastar muito
Com o custo inferior ao das lavadoras automáticas, o tanquinho segue cativo nos corações e lavanderias de seus usuários justamente por facilitar a manutenção e limpeza das roupas. Equipado com o sistema de turbilhonamento, realiza uma excelente lavagem automatizada e é capaz de substituir o processo manual e cansativo de esfregar peças de roupas sujas.
Apresentamos a seguir as vantagens e dicas valiosas para utilizar o tanquinho de maneira eficiente. Confira!
O que é?
O tanquinho é uma máquina de lavar considerada semiautomática. Ou seja, isso significa que o produto não realiza os ciclos de molho, lavagem e enxágue de maneira automática. Equipado com o método de lavagem de turbilhonamento, o eletrodoméstico não possui um agitador central com pás, como acontece com as máquinas de lavar tradicionais: por isso, é através do atrito entre as peças que ele faz a limpeza – tanto para peças delicadas até as mais pesadas ou muito sujas.
Vantagens
Entre as vantagens do tanquinho estão a economia de água, sabão e energia. Contando com baixo consumo de energia, o equipamento proporciona também a lavagem de mais de uma leva de roupa com a mesma água e sabão, diferente do que acontece nas lavadoras automáticas. Além disso, o equipamento também suporta a lavagem de roupas pesadas.
Devido ao seu sistema de lavagem por turbilhonamento, que imita o movimento que é feito quando as roupas são lavadas manualmente, o tanquinho se mostra altamente eficiente para lavar roupas com muito acúmulo de sujeiras, como é o caso de jeans, edredons, tapetes e pano de chão. Versátil, ele também é preciso na lavagem de tecidos sensíveis.
Outra virtude é a variedade de tamanhos. É possível encontrar tanquinhos com capacidade volumétrica pequena, que não se encontram em máquinas de lavar tradicionais, como 4 kg, o tornando-se uma ótima opção para apartamentos pequenos e estúdios.
Dicas
Para a conservação perfeita do tanquinho são necessários alguns cuidados como certificar-se de ligar sempre os aparelhos na voltagem certa para evitar danos no motor. Posicione-os também em uma área plana, longe de degraus, rampas e da circulação de pessoas.
Para não estragar roupas delicadas, nem deixar restos de fiapos, lantejoulas e brilho de tecidos no seu eletrodoméstico, embale peças de renda, com bordados, glitter ou pedrarias em saquinhos ou em uma fronha antes de lavar. Desta forma nem as roupas, nem os eletrodomésticos serão danificados e durarão por muito mais tempo.
Outro detalhe importante é sempre checar se as roupas não têm moedas e outros objetos nos bolsos. Também feche zíperes e botões para diminuir o choque deles com as outras peças e evitar possíveis rasgos ou desfiados nas peças.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Tendência: revestimentos hexagonais valorizam os ambientes de forma criativa e ousada
+ Lavanderia: como escolher o tanque e a torneira para a área de serviço
+ Precisa lavar lençol novo antes de dormir nele? Descubra!