Ter uma casa na praia é o sonho de muitos brasileiros para um lugar de descanso, lazer e ter um tempo longe do estresse das grandes capitais. Quando esse desejo se torna possível, o pensamento vai para como planejar uma casa que supra as demandas de relaxamento e tranquilidade, Mas, que também sejam funcionais e não deem tanta “dor de cabeça” para os proprietários.
Os preços das casas na praia dependem bastante da localização, distância da praia e estrutura da região. Segundo um levantamento feito pelo Itaú, houve um aumento de 161% no volume de crédito concedido para a compra de residências fora dos grandes centros urbanos desde 2021, que devido ao home office se mudaram, por exemplo, para a praia.
+ Apartamento na praia: 4 dicas para decorar o imóvel e não estourar o orçamento
+ Casa de praia: dicas para ter um imóvel com decor clean e pouca manutenção
+ 8 ideias para renovar a decoração do quarto com jeito de praia
A arquiteta Amanda Cristina, alerta que embora o sonho tenha sido realizado, não tenha pressa na hora de planejar os cômodos e evite frustrações com o projeto. “Para o ambiente poder trazer o melhor descanso possível para os proprietários, é necessário um planejamento meticuloso, visando uma casa ou apartamento que possa trazer uma sensação de tranquilidade e paz para os donos, assim como para seus convidados”, complementa.
As arquitetas Caroline Monti e Amanda Cristina, sócias fundadoras da Evertec Arquitetura, sugerem dicas para aproveitar ao máximo sua casa na praia. Confira:
1. Todo projeto é diferente:
Casas na praia podem ter diversos usos, alguns usam apenas em fins de semana e feriados, outros vão usar o espaço como moradia. O público que frequenta o local também interfere no projeto, pode ser apenas um casal, um apartamento que exija espaço para convidados, entre outras possibilidades.
“O mais importante é entender como é o uso dos espaços, como é que vão utilizar a casa, por exemplo, se gostam de reunir a família toda, se recebem muitas visitas para dormir, entre outros”, explica Caroline.
2. Decore de acordo:
A decoração sempre depende da visão dos proprietários, no entanto, ambientes de praia costumam ser para descanso. Por isso, a aposta costuma ser locais com estética mais lights.
“Em casas ou apartamentos de veraneios, buscamos sempre uma decoração minimalista e funcional. Uma paleta de cores mais claras, alguns objetos de decoração que sirvam para completar o ambiente e móveis/marcenaria com acabamentos naturais como madeiras ajudam em toda essa decoração mais clean”, revela Amanda.
3. Aproveite o pouco espaço:
Um levantamento feito pela Exame revelou que, em média, o preço por metro quadrado em casas de praia é de R$ 5.200. Por isso, os espaços tendem a ser reduzidos, pedindo por um aproveitamento otimizado dos ambientes.
“Em espaços menores, precisamos utilizar móveis/marcenarias multifuncionais como, por exemplo, bancos que são baús. Para dar a sensação de amplitude, é preciso ter o mínimo de divisões de ambientes, ou seja, integrar toda a área social como cozinha, varanda e área de estar”, aconselha Monti.
4. Pense na manutenção:
Por estar próximo de áreas costeiras, é necessário que o ambiente seja pensado para resistir às especificidades da região, pensando que a ação da maresia é constante e pode haver movimentação de pessoas molhadas e sujas de areia no apartamento ou na casa.
“Como são casas de veraneio, o ideal é usar materiais práticos para limpeza e manutenção, por exemplo, piso vinílico ou porcelanatos acetinados em formatos grandes, já que não possuem tanta área de rejuntes. Se a casa possuir uma área externa, vale a pena investir em pisos atérmicos na área da piscina, para que todos consigam pisar descalços”, diz Amanda.
5. O ambiente não será usado sempre:
Lembre-se que o local é para descanso e relaxamento. Pense que os proprietários nem sempre estarão na casa, então é importante evitar danos ao longo prazo e manter uma estrutura adequada para chegar e descansar.
“As paredes precisam ter tintas acrílicas, de preferência antimofos, já que os espaços ficam fechados por algum tempo. Janelas precisam ser do tipo PVC ou de alumínio por conta da maresia. Mas lembre-se também de manter um local de descanso e lazer, televisores, espaço para um churrasco, mesa de sinuca, como o proprietário preferir”, finaliza Caroline Monti.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ 10 praias paradisíacas pelo mundo que você nunca ouviu falar
+ Minicasa na praia da Nortúmbria está à venda por R$ 500 mil. Veja fotos!
+ Guia fácil para adotar o estilo praiano (ou costeiro) no design de interior da sua casa