Um dos maiores eventos de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas também será vitrine do artesanato e da culinária mineira. É o que promete o espaço Armazém Origem Minas projetado pela arquiteta Cynthia Silva Maakaroun para a 27ª edição da CASACOR Minas. O evento será realizado de 9 de agosto a 25 de setembro, no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte.
Nesta edição da mostra, o espaço desenvolvido para o projeto Origem Minas, apresenta o jeito de ser do mineiro. As referências do rústico com o contemporâneo se unem dando ao ambiente toda expressão da cultura mineira com ícones da gastronomia, como: o café, o queijo e o doce. Produtos exclusivos, autênticos, simples, mas com muita história.
+ 8 quartos de casal da CasaCor para se inspirar
+ Blush houses: conheça tendência de decoração que é inspirada em maquiagem
+ Novela Pantanal influencia no universo do décor e lança tendências. Confira!
“O espaço foi pensado para proporcionar experiências, valorizando o trabalho feito por pequenos produtores apoiados pelo Origem Minas, iniciativa do Sebrae Minas e Sistema Faemg. Uma grande oportunidade para apresentar a mineiridade e estimular negócios aproximando produtores mineiros de compradores que valorizam produtos artesanais de qualidade”, afirma a analista do Sebrae Minas Danielle Fantini.
No ambiente também haverá espaço para os cafés especiais das regiões das Matas de Minas, Cerrado Mineiro e Mantiqueira de Minas. Além disso, a ação faz parte do Minas Coffee Origins, uma plataforma do Sebrae Minas para promover o conceito de ‘origem controlada’, que garante ao mercado que o café é da região com característica específica e, por isso, não pode ser encontrado em nenhum outro lugar, tornando-o único.
A mineiridade também está no artesanato
Compõem a decoração as cirandas, bonecas, flores, vasos e moringas em cerâmica produzidas pelas artesãs do Jequitinhonha trazem para o ambiente a cultura forte das mulheres do Vale.
Também integram o espaço, esculturas em ferro, cachepô de palha, almofadas, mantas, bordados e peças decorativas e utilitários domésticos feitos com fibra de bananeira e madeira por artesãos de Belo Horizonte, Maria da Fé, Serro, Capitão Enéas e Arinos, além de móveis com design moderno e diferenciado do Polo Moveleiro de Belo Horizonte.
“O Sebrae Minas tem atuado em iniciativas de apoio ao acesso a mercados, dado visibilidade ao artesanato mineiro em grandes eventos em sintonia com a estratégia de valorizar a identidade e a origem dos produtos, com o objetivo de aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dos artesãos do estado”, explica Fantini.
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:
+ CASACOR São Paulo 2022: 10 salas de estar para você se inspirar!
+ Tendência CASACOR SP 2022: obras de arte que carregam emoções