As pimentas são membros da família das solanáceas (Solanaceae), o que significa que são parentes não tão distantes dos tomates, batatas e berinjelas (e, claro, outros tipos de pimentas). Isso pode ser difícil de acreditar, mas é verdade, diz Jacob Keszey, diretor de fazenda e terras da Earthkeep Farmcommon, um coletivo de agricultura regenerativa em Vermont, nos Estados Unidos.
As pimentas picantes não são apenas usadas para dar sabor aos alimentos em todo o mundo, mas também são muito boas para a saúde.
+ Como plantar abacate a partir da semente: aprenda com essas dicas fáceis
+ Orégano: passo a passo completo de como plantar, cuidar e colher
“Pesquisas sugerem que a capsaicina, o componente ativo das pimentas, possui uma longa lista de propriedades medicinais e fisiológicas, incluindo ser um poderoso composto antibacteriano e antimicrobiano”, diz Keszey.
Portanto, para colher esses benefícios (e adicionar mais sabor na sua próxima receita), siga estas dicas para ter as melhores pimentas caseiras.
Como plantar pimentas
Plantar em solo bem drenado e sol pleno
Tenha certeza de que está ajudando suas pimenteiras, plantando-as no local certo. “As plantas de pimenta gostam de bastante sol e solo fértil que drena bem“, diz Keszey. “Corrigir o solo com composto de qualidade aumentará os níveis de potássio, fósforo e cálcio – todos importantes para o sucesso com pimentas.”
Além disso, Keszey sugere também dar um pouco de espaço entre as plantas de pimentas. “Na Earthkeep Farmcommon em Charlotte, Vermont, plantamos nossas pimentas a cerca de 45 centímetros de distância“, diz ele. “Em climas úmidos como o nosso, muito fluxo de ar ao redor de cada planta pode reduzir a pressão da doença”.
Adubar e Regar
Para melhores resultados, você deve manter o solo cheio de nutrientes, fertilizando-o e mantendo-o bem hidratado. “As plantas de pimenta apreciam solo úmido e rega regular”, diz Keszey. “Regar mais de uma vez, mas com um pouco menos de frequência, pode ajudar a aprofundar as raízes no solo, onde elas podem acessar mais água e nutrição”.
Aplicar Cobertura
Além disso, adicionar uma camada de cobertura sob as pimentas pode ajudar a evitar que fiquem com muita sede entre as regas. “Gostamos de cobrir o solo sob nossas plantas de pimenta para conservar a umidade, estabilizar a temperatura do solo, adicionar matéria orgânica e controlar as ervas daninhas”, diz Keszey. “Palha de aveia ou trigo é melhor, mas use o que encontrar.”
Como evitar que as plantas de pimentas morram
A podridão final da flor é um problema comum com pimentas e tomates e decorre de um desequilíbrio de cálcio, de acordo com Keszey. Os vegetais que lidam com esse problema não se desenvolvem normalmente e podem parecer murchos começando em uma extremidade.
“Espalhar cinzas de madeira no solo ou regar as plantas com chá de casca de ovo pode ajudar a corrigir essas deficiências do solo e colocar suas plantas de pimenta de volta nos trilhos”.
Como você pode ver, o cultivo de pimentas pode ser uma tarefa fácil com as ferramentas e o conhecimento certos. O que significa que você pode acabar com uma grande recompensa até o final da temporada.
Se for esse o caso, Keszey sugere preservar as pimentas que você não come, fazendo um molho picante e pimentas em conserva.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer ver mais notícias sobre plantas? Então, confira outras matérias nossas:
+ Cerejeira: dicas para plantar e cuidar dessa árvore encantadora
+ Hortelã: cultivar, colher e armazenar. Veja dicas de como plantar essa hortaliça tão versátil!
+ Alecrim: guia com tudo o que você precisa saber para plantar, colher, secar e armazenar