Em apenas cinco meses de reforma, a arquiteta Sabrina Gnipper transformou o projeto desta sala comercial, localizada na Vila Olímpia, São Paulo, em um espaço compartilhado com conceito open space: mais acessível, funcional e despojado.
Para atender as necessidades dos clientes, a profissional se inspirou na arquitetura corporativa internacional de open space, com uma base sóbria, alguns pontos de cor e móveis bem contemporâneos, proporcionando mais conectividade e interação entre as pessoas.
“Conduzimos a reforma deste projeto com base no conceito de que o escritório não é mais um lugar de permanência e hierarquias (principalmente depois da pandemia, com o advento do home office), e sim um ponto de apoio e encontro para a equipe e clientes” acrescenta Sabrina.
Na revitalização do imóvel foram mantidos o painel em madeira, algumas paredes e o teto em cimento queimado, tornando-se o ponto de partida do projeto. Todos os espaços foram integrados, exceto a sala de reunião que é fechada, mas, ainda assim, tem uma fachada de vidro que divide com a recepção, possibilitando a visibilidade entre os espaços.
Veja também:
- Home office: 5 opções elegantes para uma estação de trabalho
- Feng Shui no home office: como melhorar o equilíbrio do ambiente de trabalho em casa
- Pós-pandemia: descubra tendências da arquitetura corporativa e como devem ser os escritórios de trabalho
Os vasos com plantas em frente à sala de reunião trazem um pouco de vida, de natureza, para dentro do ambiente profissional, conferindo descontração e charme, e, ao mesmo tempo, priorizam a privacidade.
As principais alterações foram a demolição de uma sala existente para ampliar o espaço, e a troca do carpete para harmonizar com o conceito mais contemporâneo do projeto. Para Sabrina, o maior desafio foi idealizar um padrão de espaço para cada sócio, com a mesma definição espacial, tamanho e localização, de forma que pudessem ter contato visual e privacidade simultaneamente.
Neste imóvel não há ventilação natural, as janelas são fixas, e em todos os ambientes existe ar-condicionado. O sol bate na sala no período da tarde, por isso, a profissional optou por cortinas do modelo rolo em todas as janelas. A iluminação natural é bem funcional pois uma grande parte deste conjugado é envidraçado, sendo adaptada à iluminação existente ao novo layout, para que a luminosidade ficasse adequada ao recomendado para ambientes de trabalho.
Veja também:
- Crie vários ambientes de trabalho sem sair de casa
- Como ter uma adega de vinhos em um apartamento pequeno. Confira dicas!
- Checklist do síndico: descubra o que deve ser padronizado para a gestão do condomínio
Entre os adereços decorativos a profissional optou por quadros e peças mais sóbrias, por ser um local de trabalho, a paleta de cores seguiu o conceito clean do projeto, dando destaque apenas na cor dos pufes e alguns objetos em couro, personalizados com a cor da marca do cliente – o laranja.
No quesito soluções práticas e funcionais, a arquiteta criou um novo móvel, que preenche toda a parede do conjunto de fora a fora, para que todo o material do escritório pudesse ser guardado e, ainda assim, tivesse um design que possibilitasse a decoração e o encaixe de móveis prontos, como no caso dos sofás.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br