Se sua região tem um clima árido ou teve restrições de irrigação por causa das condições de seca, você sabe o quão preciosa é cada gota de água.
Mesmo em um clima úmido e temperado, a água é um recurso natural que não deve ser desperdiçado. Seguindo algumas diretrizes básicas, você pode manter um jardim saudável e ainda usar a água com responsabilidade.
1. Instale uma cobertura
Em todos os climas, um manto de cobertura morta desempenha um papel importante em manter o solo úmido. Quando o sol e o vento fazem contato com o solo nu, eles levam a água para longe das plantas e para a atmosfera, onde evapora. A cobertura morta fornece uma barreira para que a umidade permaneça no solo onde as plantas podem acessá-la. Também minimiza o escoamento e a erosão do solo. Cascalho é uma escolha popular em muitas regiões, mas pedaços de pinheiro, feno e até pedra podem fazer esse trabalho.
2. Água pela manhã
Para minimizar a evaporação, regue no início do dia, quando o sol está baixo e as temperaturas são mais baixas. Regar à noite tem um efeito semelhante, mas isso pode levar a doenças porque a folhagem não seca tão rapidamente à noite. Se você vir plantas murchando em uma tarde quente de verão, não corra para a mang
ueira: quando está sufocante, as plantas perdem água mais rápido do que podem absorvê-la. Mas elas devem se recuperar rapidamente quando a noite chegar.
3. Conheça seu sistema em terra
Se você possui um sistema automatizado de irrigação subterrânea, familiarize-se com seus padrões de aplicação de água. Se o córrego atingir superfícies pavimentadas ou a lateral de sua casa, uma grande quantidade de água pode ser desperdiçada. As cabeças dos aspersores podem ser ajustadas facilmente para limitar o alcance e o arco do spray; consulte o manual do equipamento de irrigação. Configure o sistema para funcionar durante as primeiras horas da manhã e use o recurso de substituição para desligá-lo temporariamente quando estiver chovendo.
4. Priorize sua rega
Faça uma lista de seus plantios por ordem de necessidade de água, sempre privilegiando os mais novos. Mesmo as plantas que podem suportar condições secas precisam de uma ajuda para se estabelecer, portanto, certifique-se de que as plantações que estão no solo há menos de dois anos nunca precisem de água.
5. Escolha plantas resistentes à seca
Existem muitas plantas que toleram ou até prosperam em solo seco, então você ainda pode ter um jardim cheio de flores e ter consciência do uso da água. Procure online listas de plantas tolerantes à seca. Você pode descobrir que as plantas que você já tem podem viver com menos água do que você costuma dar a elas.
Veja também:
- 5 dicas para economizar energia elétrica e começar 2022 com o pé direito
- O verão chegou: confira 5 dicas para economizar energia com o ar-condicionado
- Dicas inteligentes de jardinagem que podem economizar muito tempo e dinheiro
6. Coletar água da chuva
Toque no sistema de irrigação da Mãe Natureza. Para capturar a chuva do seu telhado, você precisa apenas de calhas limpas, calhas funcionais e barris de chuva. Este último pode ser tão simples quanto um recipiente grande e robusto ao qual uma calha leva ou um recipiente mais complexo com um bico e até uma conexão de mangueira.
7. Varrer, não enxaguar
Use uma vassoura ou uma escova dura em vez de sua mangueira para limpar superfícies, calçadas e ferramentas.
8. Vá para as raízes
Especialmente com plantas lenhosas, as raízes finas que podem absorver água geralmente estão localizadas na periferia da planta, não perto do tronco ou da coroa.
9. Adicione composto
A matéria orgânica, como composto ou esterco compostado, age como uma esponja no solo, absorvendo a água e retendo-a para as plantas usarem. Incorpore o composto nos três primeiros centímetros do solo ou use-o como cobertura morta, esfregando-o levemente na superfície do solo.
10. Use uma arruela de mangueira
Conexões com vazamento entre mangueiras e acessórios são mais frequentemente causadas por arruelas de mangueira desgastadas ou ausentes. Esses pequenos anéis de borracha criam uma vedação firme que não apenas evita vazamentos, mas também ajuda a aumentar a pressão da água.
Veja também:
- Como acabar com as formigas que estão por todos os cantos da casa
- 5 coisas que os donos de cachorros e de gatos têm em comum
- Terrários: a solução para quem tem pouco espaço e gosta de plantas. Confira essas 10 ideias!
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br